Respostas
TO INSPIRADA HJ, ESPERO Q ESTEJA COM VONTADE DE LER.... KKKK
4. EDUCAÇÃO RURAL • O MODELO DE DESENVOLVIMENTO QUE SUSTENTA A NAÇÃO DE EDUCAÇÃO RURAL É A COMPREENSÃO DO ESPAÇO DAS COMUNIDADES RURAIS COMO LOCAL DE ATRASO, DE SUJEITOSIGNORANTES, SEM CULTURA, INFERIORES, TENDENTES AOS DESAPARECIMENTO, NOS QUAIS NÃO VALE APENA FAZER INVESTIMENTO. ASSIM, O ESPAÇO DO CAMPO BEM COMO O TRABALHO DO CAMPONÊS ÉNEGATIVIZADO ASSOCIADO A EXPERIÊNCIA E CARACTERÍSTICAS DE PESSOAS E DE UM LUGAR ATRASADOEM CONTRAPOSIÇÃO AO MODERNO (CIDADE).
5. JECA TATU – MONTEIRO LOBATO • A figura de Jeca Tatu sobrevive no imaginário coletivo uma serie de nomenclatura depresseativas do sujeito do campo “Caipira preguiçoso”, “Doente”, “Ignorante” “Tabaréu”, “matuto. • Expressão como “è roça”, “No mato”, “Toco” tornaram-se sinônimos de coisas ruins, degradantes, clara a alusão ao espaço rural.
6. EDUCAÇÃO DO CAMPO • A ESCOLA DO CAMPO É PARA OS SUJEITOS DO CAMPO, SUJEITOS QUE PENSAM, TEM CULTURA, PRODUZEM SABERES E QUEREM DESENVOLVER-SE PLENAMENTE DENTRO DO SEU ESPAÇO. A ESCOLA DO CAMPO CONSTRÓI SABERES E RESSIGNIFICA OUTROS, É PENSADA, PLANEJADA, COORDENADA E GESTADA POR SEUS PRÓPRIOS SUJEITOS, HÁ VALORIZAÇÃO DO SUJEITO E DE SUA CULTURA NÃO COMO ADEQUAÇÃO OU ADAPTAÇÃO COMO PREGA A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB), COMO TAMBÉM A CONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA, COLETIVA DO FAZER PEDAGÓGICO QUE É PRÓPRIO DESSA ESCOLA ESSENCIALMENTE DO CAMPO, MAS QUE DIALOGA COM QUE O MEIO URBANO SEM PRECONCEITO OU RENEGAÇÃO.
7. ESCLARECIMENTO •PODEMOS ENTÃO ESCLARECER ESSAS NOMENCLATURAS DE RURAL E CAMPO, ASSIM "RURAL" SIGNIFICA ATRASO, INCAPACIDADE, FALTA DE PERSPECTIVA. AESCOLA APENAS DO APRENDER A CONTAR E A ESCREVER O PRÓPRIO NOME, RUPESTRE, PRIMITIVA, UM POVO RETROGRADO COMPARADO AO MEIO URBANO E "CAMPO" SIGNIFICA RESSIGNIFICAÇÃO, MUDANÇA, AUTONOMIA, VALORIZAÇÃO DA CULTURA E DOS SABERES, ESPERANÇA, CIDADANIA, DESENVOLVIMENTO.