leia um conto do escritor paulista Fernando Bonassi. Era como se o ruido do despertador rachasse o seu crânio. Não acreditou que conseguisse levantar da cama. Quase se afogou na água do chuveiro. Já na hora em que a mulher lhe serviu suco, não acreditou que pudesse engolir. Desceu as escadas e os degraus pareciam desdobrar-se neles mesmos, infinitos, como numa perseguição de filme. O tráfego até o trabalho nada menos que intransponível. O calor: insuportável. Trabalhou violentamente o resto da vida. a) O conto caracteriza-se pelo uso enfático de uma figura de linguagem.Qual? b) Explique, empregando exemplos, como ela foi construida c) Que efeito expressivo é obtido com o uso dessa figura de linguagem?
Respostas
Olá, tudo bem?
a) A hipérbole é a figura de linguagem mais usada durante esse trecho do conto.
b) A hipérbole exagera as emoções experenciadas pelo personagem no decorrer da sua vida cotidiana. Por exemplo, na frase “Quase se afogou na água do chuveiro”, a quantidade de água que cai sobre o personagem é, racionalmente, incapaz de afoga-lo, porém a hipérbole é utlizada para exagerar a situação afim de expressão seu sentimento em relação ao fato.
c) A incapacidade do personagem de lidar com os fatos cotidianos de sua vida.
Espero ter ajudado!
Resposta:
a) A hipérbole é a figura de linguagem mais usada durante esse trecho do conto.
b) A hipérbole exagera as emoções vivenciadas pelo personagem no decorrer da sua vida cotidiana. Por exemplo, na frase “Quase se afogou na água do chuveiro”, a quantidade de água que cai sobre o personagem é, racionalmente, incapaz de afoga-lo, porém a hipérbole é utilizada para exagerar a situação afim de expressão seu sentimento em relação ao fato.
c) A incapacidade do personagem de lidar com os fatos cotidianos de sua vida.