(unimontes 2012) "nossas próprias atitudes frente a outros grupos sociais com os quais convivemos nas grandes cidades são, muitas vezes, repletas de resquícios de atitudes etnocêntricas. rotulamos e aplicamos estereótipos através dos quais nos guiamos para o confronto cotidiano com a diferença. as ideias etnocêntricas que temos sobre "mulheres", os "negros", os "empregados", os "paraíbas de obra", os "colunáveis", os "doidões", os "surfistas", as "dondocas", os "velhos", os "caretas", os "vagabundos", os "gays", e todos os demais "outros" com os quais temos familiaridade, são uma espécie de "conhecimento", um "saber" baseado em formulações ideológicas que, no fundo, transforma a diferença pura e simples num juízo de valor perigosamente etnocêntricos." (ROCHA, Everardo P.G. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1988. adaptado)
A alternativa que apresenta uma interpretação correta sobre o que é etnocentrismo é:
(A) vemos que as verdades da vida são menos uma questão de essência das coisas e mais uma questão de posição e da relação entre elas.
(B) relativizamos o significado de um ato que é visto não na sua dimensão absoluta, mas no contexto em que acontece; a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado.
(C) criamos um conjunto de "outros" que servem para reafirmar, por oposição, uma série de valores de um grupo dominante que se autopromove como modelo.
(D) compreendemos o "outro" nos seus próprios valores e não nos nossos e, então, vemos que a riqueza está na diferença.
Respostas
respondido por:
286
alternativa "C" o etnocentrismo é você julgar a sua cultura como superior a do outro. relativismo é você saber que cada cultura possui suas próprias características que devem ser respeitadas
respondido por:
6
Resposta:
A resposta correta é a letra (C)
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás