URGENTE
- Mitos cosmogônicos
- Mitos escatológicos
- Mitos teogónicos
Um mito de algum desses tipos???
Respostas
Mitologia Asteca
De acordo com o mito, no princípio, tudo era escurp e morto. Os deuses se reuniram em Teotihuacán para decidir a quem caberia a missão de criar o mundo, tarefa que exigiria que um deles teria que se jogar dentro de uma fogueira. O selecionado para esse sacrifício foi Tecuciztecatl. No momento fatídico, Tecuciztecatl retrocede ante o fogo; mas o segundo, um pequeno deus, humilde e pobre, Nanahuatzin, se lança à fogueira, convertendo-se no Sol. Ao ver isto, o primeiro deus, sentindo coragem, decide jogar-se transformando-se na Lua. Ainda assim, os dois astros continuam inertes e é indispensável alimentá-los para que se movam.
- MITO COSMOGÔNICOS
Mitos cosmogônicos são aqueles que explicam a origem de todas as coisas, sendo comuns em praticamente todas as culturas humanas.
Diferente dos mitos cosmológicos, que explicam a ordenação de todas as coisas e o lugar dos seres humanos na "criação", os mitos cosmogônicos se limitam a explicar de onde vieram o céu, a terra, os animais e os homens, explicando também características do nosso mundo, das sociedades que os criaram e, muitas vezes, prevendo um fim para tudo o que existe (como o mito do ragnarok, entre os nórdicos).
- MITO ESCATOLÓGICO
O vocábulo escatológico vem do grego e significa: escato = estremo, único + logia.
Ao lado da preocupação com o enigma de nossa origem e a do universo, está como grande mistério a morte, associada ao temor da extinção de toda a humanidade e do desaparecimento do universo.
Para a mitologia, a morte não aparece como um fato natural, mas como um elemento estranho à criação, algo que necessita de uma justificativa, de uma solução. Algumas explicações predominam nas diversas mitologias, como a condição original do homem como ser imortal e habitante de um paraíso terreno e apresentam a perda dessa condição e a expulsão do paraíso como tragédia especificamente humana.
- MITO TEOGÔNICO
Relata o nascimento dos deuses, suas naturezas, seus atributos e suas relações com o homem e com o universo.