O estudo comparativo das Constituições Brasileiras de 1824 (Carta Outorgada, Imperial) e de 1891 (Carta promulgada, Republicana) não permite afirmar: A Carta de 1824 criou o Unitarismo como forma de Estado, mesmo porque as Províncias eram destituídas de preparo político. A Carta Republicana teve inspiração européia, ao passo que a lei maior imperial buscou seguir o modelo norte-americano. Enquanto o estatuto Imperial recebeu uma emenda, o Ato Adicional, um progresso rumo à federação, a Carta republicana foi emendada em 1926, com fortalecimento do Poder Central. A Carta de 1891 estabeleceu a Federação como forma de Estado. A Carta Imperial criou 4 (quatro) poderes, mas o documento republicano estabeleceu somente 3 (três).
Respostas
Olá!!
A resposta é a de letra b) A Carta Republicana teve inspiração européia, ao passo que a lei maior imperial buscou seguir o modelo norte-americano.
Bom, a Constituição de 1824 foi a primeira e também a singular Constituição Imperial já criado na historia do nosso país e foi aprovada pelo imperador D. Pedro I e perdurou por mais de 60 anos. Seu fim apenas ocorreu por causa da Proclamação da República.
Já a Constituição de 1891 foi criada depois do fim do período imperial e é a que usamos até hoje. Sendo que a mesma sofreu poucas alterações com o passar dos anos, sendo a mais importante as emendas de 1926.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
B) A Carta Republicana teve inspiração européia, ao passo que a lei maior imperial buscou seguir o modelo norte-americano.
Explicação:
A Constituição Republicana de 1981 teve inspiração norte-americana, e a Constituição Imperial de 1824 buscou seguir o modelo europeu. A Constituição atual é de 1988.