• Matéria: Informática
  • Autor: kakagatalinda1p6z5j2
  • Perguntado 8 anos atrás

A política de Governo Eletrônico, no Brasil, segue um conjunto de diretrizes que atuam em três frentes fundamentais: na integração com parceiros e fornecedores; na melhoria da sua própria gestão interna e junto ao cidadão.

 

Disponível em: <https://www.governodigital.gov.br/sobre-o-programa/diretrizes>. Acesso em: 02 mai. 2018.
 

A partir do enunciado, assinale a alternativa correta com relação as diretrizes gerais de implantação e operação do Governo Eletrônico, no âmbito do Governo Federal:

 

Alternativas

Alternativa 1:

O software livre é um recurso estratégico utilizado para a implementação do Governo Eletrônico. A opção pode ser motivada por aspectos econômicos, independente das possibilidades abertas no campo da produção e circulação de conhecimento.

Alternativa 2:

A implantação do Governo Eletrônico pode ser vista como um conjunto de iniciativas de diferentes atores governamentais, ou seja, não se pode abstrair da integração de ações e de informações com outros níveis de governo, mas não integra outros poderes.

Alternativa 3:

A Inclusão digital deve ser tratada como um elemento constituinte da política de governo eletrônico, para que ela possa configurar-se como política universal. A articulação à política de governo eletrônico pode levar a uma visão instrumental da inclusão digital.

Alternativa 4:

O Governo Eletrônico deve contar com um arcabouço integrado de políticas e sistemas, distinguindo dos padrões e das normas que deverão sustentar as ações de implantação e operação para cobrir uma série de fatores críticos para o sucesso das iniciativas.

Alternativa 5:

A gestão do conhecimento, no âmbito das políticas de Governo Eletrônico, é um conjunto de processos sistematizados, intencionais, capazes de assegurar a habilidade de criar, coletar, organizar e compartilhar conhecimentos estratégicos para a tomada de decisões.

Respostas

respondido por: LouiseSG
45

Olá,


analisando as alternativas e com base nas afirmativas que constam nas diretrizes, podemos concluir que:


Alternativa 1: O software livre é um recurso estratégico utilizado para a implementação do Governo Eletrônico. A opção pode ser motivada por aspectos econômicos, independente das possibilidades abertas no campo da produção e circulação de conhecimento. → ERRADA!


As expressões pode ser motivada e independente são contrárias ao que consta nas diretrizes. "A opção pelo software livre não pode ser entendida somente como motivada por aspectos econômicos, mas pelas possibilidades que abre no campo da produção e circulação de conhecimento. "


Alternativa 2: A implantação do Governo Eletrônico pode ser vista como um conjunto de iniciativas de diferentes atores governamentais, ou seja, não se pode abstrair da integração de ações e de informações com outros níveis de governo, mas não integra outros poderes. → ERRADA!


"A implantação do governo eletrônico não pode ser vista como um conjunto de iniciativas de diferentes atores governamentais (...). Pela própria natureza do governo eletrônico, este não pode prescindir da integração de ações e de informações. "


Alternativa 3: A Inclusão digital deve ser tratada como um elemento constituinte da política de governo eletrônico, para que ela possa configurar-se como política universal. A articulação à política de governo eletrônico pode levar a uma visão instrumental da inclusão digital. → ERRADA!


"A Inclusão digital deve ser tratada como um elemento constituinte da política de governo eletrônico, para que esta possa configurar-se como política universal. Entretanto, a articulação à política de governo eletrônico não pode levar a uma visão instrumental da inclusão digital."


Alternativa 4: O Governo Eletrônico deve contar com um arcabouço integrado de políticas e sistemas, distinguindo dos padrões e das normas que deverão sustentar as ações de implantação e operação para cobrir uma série de fatores críticos para o sucesso das iniciativas. → ERRADA!


"O Governo Eletrônico deve contar com um arcabouço integrado de políticas, sistemas, padrões e normas. O sucesso da política de governo eletrônico depende da definição e publicação de políticas, padrões, normas e métodos para sustentar as ações de implantação e operação do Governo Eletrônico que cubram uma série de fatores críticos para o sucesso das iniciativas. "


Alternativa 5: A gestão do conhecimento, no âmbito das políticas de Governo Eletrônico, é um conjunto de processos sistematizados, intencionais, capazes de assegurar a habilidade de criar, coletar, organizar e compartilhar conhecimentos estratégicos para a tomada de decisões. → CORRETA!


"A Gestão do Conhecimento é compreendida, no âmbito das políticas de governo eletrônico, como um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de assegurar a habilidade de criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar conhecimentos estratégicos que podem servir para a tomada de decisões."


A única alternativa correta é a número 5.



Perguntas similares