Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa CORRETA
I – Nessa concepção os seres são condicionados por suas essências que constituem todas as características tidas como inerentes, imutáveis e constantes que formam cada ser e o destaca em relação aos outros. Nessa visão, os seres possuem potencialidades que se realizam na medida em que a condição essencial se revela em plenitude
II – Na Idade Moderna, nessa concepção a nova epistemologia naturaliza a racionalidade humana e a toma como referência para se entender o mundo e o homem. A realidade passa a ser entendida por meio das regras das ciências, da observação e interpretação racional e regrada das coisas. Esse modo científico de se entender e explicar as coisas também se atém às ideias antropocêntricas e busca na natureza as fontes originais do saber
III – Essa concepção é profundamente dialética ao encontrar nas vivências entre as relações humanas e do homem com o mundo as respostas para o sentido das coisas. Também contempla as relações de poder, o universo social e as demandas políticas como explicações pertinentes da realidade. E dessa concepção que surgem as mobilizações e lutas por transformação em nossa cultura
a)A afirmação I corresponde ao ESSENCIALISMO, a afirmação II corresponde ao NATURALISMO e a afirmação III corresponde à concepção HISTÓRICO-SOCIAL.
b)A afirmação I corresponde ao ESSENCIALISMO, as afirmações II e III correspondem ao NATURALISMO.
c)A afirmação I corresponde ao NATURALISMO, a afirmação II corresponde ao ESSENCIALISMO e a afirmação III corresponde à concepção HISTÓRICO-SOCIAL.
d)A afirmação I corresponde ao NATURALISMO, as afirmações II e III correspondem à concepção HISTÓRICO-SOCIAL.
e)A afirmação I corresponde à concepção HISTÓRICO-SOCIAL, a afirmação II corresponde ao NATURALISMO e a afirmação III corresponde ao ESSENCIALISMO.
Respostas
Em I o modo de compreender o mundo é metafísico, parte da ideia de que os seres humanos possuem uma espécie de "alma" na qual estão contidas todas as suas qualidades e potencialidades, existindo pessoas que nascem boas ou más, tolas ou genias, valentes ou covardes, etc. Esta é uma abordagem essencialista.
Em II o modo de compreender o mundo se dá através da busca de leis científicas e regularidade na natureza, de modo que o mundo adquire uma concepção mecânica e as coisas são explicadas como coisas que se relacionam com estas leis imutáveis. Esta é uma abordagem naturalista.
Em III há um modo de compreender a realidade que a relaciona com a cultura, as condições econômicas e as produções humanas dos mais diversos tipos. É a hipótese defendida por Marx e pela sociologia, a ciência do século XIX, sendo uma abordagem histórico-social.
É correta a alternativa A.