• Matéria: Física
  • Autor: Alomomola
  • Perguntado 8 anos atrás

1- Em relação a estrutura, o que distingue uma substância no estado líquido de outra no estado sólido?

2- Podemos calcular a variação do volume de um líquido, de acordo com a variação de temperatura? Justifique e apresente a equação com a descrição de suas variáveis

Respostas

respondido por: vitoriacgpa69df
4

1) Ao analisarmos visivelmente o estado físico da matéria, vemos que há diferenças em seus aspectos. No estado sólido podemos ver que a substância não necessita de um recipiente para dar forma ao seu corpo. Ele é rígido e tem forma constante. Já no estado líquido vemos que é necessário um recipiente para conter o material, ou seja, ele não tem forma definida. Se ainda analisarmos o estado gasoso, vemos que ele também não tem forma definida, e ainda, ocupa todo o espaço fornecido à ele.


Analisando em nível molecular, vemos que no estado sólido as moléculas se mantêm muito próximas e ligadas umas as outras, dando a característica sólida do material. Já no estado líquido, algumas dessas ligações são rompidas e as moléculas se distanciam entre si. E no estado gasoso as ligações são rompidas e as moléculas se afastam muito uma das outras, devido ao calor fornecido a elas.



2) Sim, podemos relacionar a dilatação de líquidos com a temperatura. Isso ocorre por meio da equação da dilatação volumétrica dos líquidos:


ΔV = V₀ . γ . ΔT,


onde ΔV é a variação de volume final e inicial do líquido, V₀ é o volume inicial, γ é o coeficiente volumétrico do líquido estudado e ΔT é a variação de temperatura final e inicial do sistema.

A variação de volume ocorre com o aumentar ou diminuir da temperatura do sistema, onde o valor dessa variação também depende de cada líquido utilizado.

Perguntas similares