• Matéria: Saúde
  • Autor: marianasbraga83
  • Perguntado 8 anos atrás

Elenque uma complicação gastrintestinal, uma complicação mecânica e uma complicação metabólica, associadas ao uso de sonda gastrointestinal e/ou a administração de alimentação por sonda gastrintestinal. Apresente uma razão para cada complicação ter acontecido, e um cuidado de enfermagem associado a cada complicação.

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
3

Olá!


As sondas gastrointestinais são inseridas pela boca ou pelo nariz do paciente e possuem a finalidade de drenagem e de administração de medicamentos e nutrientes. Conforme a via utilizada, cuidados diferentes deverão ser empreendidos.


Como exemplos de complicações gastrointestinais, pode-se citar a distensão abdominal, constipação e vômitos. Estes quadros podem ser causados por infusões rápidas e excesso de gordura na dieta. Em caso de constipação, o profissional de enfermagem deve estar atento às eliminações fisiológicas do paciente quanto à quantidade, volume e aspecto, assim como prescrever uma readequação nutricional.


As complicações mecânicas mais frequentes estão relacionadas ao mau posicionamento da sonda e a sua manutenção. A sonda nasogástrica ou nasoenteral quando mal fixada pode lesionar o tecido cutâneo do paciente. Caso isto ocorra, é necessário modificar o local de fixação da sonda e limpar o rosto do paciente antes de fixá-la para, assim, melhorar a aderência, além de verificar diariamente as condições da sonda e de sua fixação.


Já as complicações metabólicas são consequentes da absorção da dieta. Alterações na glicemia são os tipos mais frequentes. Em caso de hiperglicemia, por exemplo, normalmente o paciente é diabético, mas é um quadro que também pode acometer pacientes com infecções graves, no pós-operatório de cirurgias de risco, na cirrose hepática ou até mesmo como consequência de uma dieta com oferta inadequada de calorias.


Ao diagnosticar problemas relacionados a glicose, a equipe de enfermagem deve reavaliar a dieta e controlar a glicosúria e glicemia do paciente.


Bons estudos!

Perguntas similares