indique os aspectos geograficos e culturais que influenciaram a forma de organizacão politica e economica da polis de esparta
Respostas
A polis de Esparta localizava-se na península do Peloponeso, ao sul da atual Grécia, mais específicamente longe do litoral e em uma planície fértil. Consequentemente, a economia espartana era fortemente baseada na produção agrícola e dependendo menos do comércio para garantir insumos básicos para a alimentação de sua população.
Uma das características marcantes de Esparta era a grande presença e dependência da mão de obra escrava, os hilotas, que eram aplicados nos mais variados típos de serviço, desde a agricultura quanto serviços domésticos. Com sua produção garantida, o cidadão espartano possuía tempo livre para se dedicar a outras atividades, marcadamente a guerra. O soldado espartano era considerado o melhor de seu tempo graças ao intenso treinamento militar aplicado aos jovens.
A sociedade espartana era extremamente conservadora, realizando poucas reformas políticas, sociais, econômicas, militares ou culturais durante sua existência. Portanto, enquanto algumas polis adotavam a democracia, Esparta mantinha-se com o seu governo oligárquico centrado na figura de dois reis que eram responsáveis pela administração da cidade e dos assuntos bélicos e religiosos, respectivamente.
Cabe destacar que os reis espartanos nada tinham a ver com os reis europeus medievais.
Resposta:
Esporte era uma cidade-estado da Grécia Antiga localizada na península