Leia os poemas abaixo – cantigas de roda ou parlendas, de domínio público – e identifique em cada um deles o tipo de coesão predominante (recorrencial, sequencial ou referencial). a) Fui à feira/ Encontrei uma coruja/ Pisei no rabo dela/ me chamou de cara suja. b) O Cravo brigou com a rosa/Debaixo de uma sacada/O Cravo ficou ferido/E a Rosa despedaçada/O Cravo ficou doente/A Rosa foi visitar/O Cravo teve um desmaio /A Rosa pôs-se a chorar. c) Terezinha de Jesus, de uma queda/Foi ao chão/Acudiram três cavalheiros/Todos de chapéu na mão/O primeiro foi seu pai/O segundo seu irmão/O terceiro foi aquele/Que a Tereza deu a mão. d) Galinha choca/ Comeu minhoca/ Saiu pulando/ Que nem pipoca. e) Hoje é domingo/ Pede cachimbo/ Cachimbo é de barro/ Bate no jarro/ O jarro é de ouro/ Bate no touro/ O touro é valente/ Chifra a gente/ A gente é fraco/ Cai no buraco/ Buraco é fundo/ Acabou o mundo.
Respostas
Olá, tudo bem?
a) Fui à feira
Encontrei uma coruja
Pisei no rabo dela
me chamou de cara suja.
Aqui, ocorre a coesão referencial. Podemos percebê-lo por meio da conjugação dos verbos “encontrei”, “pisei”, “fui”, que se referem ao eu-lírico, sem, no entanto, nomeá-lo. E também pelo uso de “dela”, que faz uma referência à coruja.
b) O Cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O Cravo ficou ferido
E a Rosa despedaçada
O Cravo ficou doente
A Rosa foi visitar
O Cravo teve um desmaio
A Rosa pôs-se a chorar.
Aqui, ocorre a coesão por recorrência. A repetição de “Cravo” e “Rosa” alternadamente em cada verso dá sentido à cantiga.
c) Terezinha de Jesus, de uma queda
Foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos de chapéu na mão
O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão.
Nesse texto, ocorre a coesão sequencial. Podemos notá-lo pela sequência “O primeiro” no primeiro verso, o “O segundo” no segundo verso e “O terceiro” no terceiro verso, que dá sentido à expressão “três cavalheiros” (verso 3).
d) Galinha choca
Comeu minhoca
Saiu pulando
Que nem pipoca.
Aqui também é utilizada a coesão referencial, em que os verbos “comeu” e “saiu” fazem referência à galinha choca.
e) Hoje é domingo
Pede cachimbo
Cachimbo é de barro
Bate no jarro
O jarro é de ouro
Bate no touro
O touro é valente
Chifra a gente
A gente é fraco
Cai no buraco
Buraco é fundo
Acabou o mundo.
Por fim, esse texto usa da coesão recorrencial e da coesão referencial. A recorrencial acontece nos versos em que as últimas palavras repetem-se no início do verso seguinte. E a coesão referencial acontece quando as palavras não se repetem e o verbo é usado para fazer referencia ao sujeito que já foi mencionado.
Espero ter ajudado! (: