O Hospital de Clínicas de Porto Alegre realizou um estudo sobre Síndrome de Down: características clínicas, perfil epidemiológico e citogenético em recém-nascidos. Foi realizado um rastreamento em todos os nascidos com peso acima de 500 gramas no HCPA entre junho de 1988 e março de 1995, sendo anotado a idade das mães de crianças com Síndrome de Down no grupo de caso e a idade das mães de crianças normais no grupo de controle. Com base nas informações dadas abaixo, qual das amostras de mães é mais homogênea em relação à idade? Justifique a resposta.
Respostas
Olá!
Esta questão está mais ligada à área de estatística, mais especificamente em distribuição e dispersão de dados.
Na estatística para medirmos a homogeneidade da distribuição dos dados em uma amostra, utilizamos uma variável que é chamada de coeficiente de variação (CV). O coeficiente de variação nada mais é que uma análise simultânea da média e do desvio padrão, utilizada normalmente para questões onde o desvio padrão das amostras estão próximos.
O coeficiente de variação pode ser calculado pela fórmula:
Onde CV = coeficiente de variação
s = desvio padrão
X = média
O Coeficiente de variação é analisado em porcentagem, e deve-se observar o seguinte: Quanto menor o CV mais homogênea será a amostra!
Como você não colocou a tabela de dados, tomei a liberdade de procurá-la, e a mesma está inserida em anexo abaixo.
Agora respondendo a questão:
Mães das crianças com síndrome de Down (casos):
Mães das crianças normais (Controle):
Portanto, a partir das análises do coeficientes de variação, temos que a idade das mães de crianças normais é mais homogênea, pois o CV apresenta uma porcentagem mais baixa.
Espero ter ajudado.