• Matéria: Artes
  • Autor: Adriellem8699
  • Perguntado 7 anos atrás

. (Upe-ssa 1 2016) Aristóteles, ao admitir a arte como recriação da realidade, também sistematizou e organizou parâmetros, em seu livro Arte Poética, para distinguir os tipos de produção literária existentes na época. Hoje denominamos esses três diferentes tipos de texto de lírico (palavra cantada), épico (palavra narrada) e dramático (palavra representada).

Respostas

respondido por: giovannazirondi
28
Olá,

A sequência que melhor traduz as afirmações é F - F - V - V - V.  Analisemos cada uma:


"Os três textos, consoante Aristóteles, pertencem aos gêneros dramático, lírico e épico, respectivamente."
Falso. Na realidade, o primeiro texto é lírico, por se tratar de uma poesia. O segundo é épico, devido a escrita de Camões e o terceiro dramático, por se tratar de um teatro de Gil Vicente.

"O texto 2 expressa uma visão do sentimento amoroso, traduzida por uma voz lírica emotiva, que corresponde ao eu poético criado pela autor."
Falso. Embora apresente alguns elementos que situem um sentimentalismo romântico na trama, esta não é a principal preocupação de Camões em sua obra, assim não há a preocupação em relevar uma visão acerca do sentimentalismo amoroso.

"O texto 2 traz o relato do início da viagem de Vasco da Gama, recurso usado por Camões para narrar a história do povo lusitano, em Os Lusíadas, única epopeia em Língua Portuguesa."
Verdadeiro. De fato, na sua obra épica Os Lusíadas, representada no texto 2, temos uma narração acerca da viagem de Vasco da Gama.

"O texto 3 é um fragmento do Auto da Lusitânia, em que o autor Gil Vicente critica os vícios humanos com base nas ações de quatro personagens: Todo o Mundo, Ninguém, Dinato e Belzebu."
Verdadeiro. Conforme identificado no excerto, temos a presença dos quatro personagens, cada qual, trazendo representações e assimilações aos vícios sociais, na obra o Auto da Lusitânia de Gil Vicente.

"O texto 3 retrata uma realidade social que perdura até os dias atuais, o que justifica o fato de as peças vicentinas serem consideradas atemporal e aespacial. É a atualidade dos temas utilizados pelo teatrólogo medieval, que torna suas peças aceitas por expectadores de diferentes épocas."
Verdadeiro. As obras de Gil Vicente são comumente caracterizadas por suas contextualizações constantes, na qual, mesmo criticando padrões comuns aqueles períodos, ainda mostram vícios sociais atuais, se adaptando e encaixando aos modelos contemporâneos de sociedade.

Bons estudos!




respondido por: julyoviny
2

Resposta:

F - F - V - V - V.

Explicação:

ta cert

Perguntas similares