(UEL-2004) “A idéia ilusória da vontade livre deriva de percepções inadequadas confusas; a liberdade, entendida corretamente, no entanto não é o estar livre da necessidade, mas sim a consciência da necessidade.” (SCRUTON, Roger. Espinosa. Trad. de Angélica Elisabeth Könke. São Paulo: Unesp, 2000. p. 41.)Com base no texto e nos conhecimentos sobre liberdade em Espinosa, considere as afirmativas a seguir. *
Respostas
Olá!
Parece que você esqueceu as assertivas:
I. A liberdade identifica-se com escolha voluntária.
II. A liberdade significa a capacidade de agir espontaneamente, segundo a causualidade interna do sujeito
III. A liberdade e a necessidade são compatíveis.
IV. A liberdade baseia-se na contingência, pois se tudo no universo fosse necessário não haveria espaço para ações livres.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
Agora podemos responder corretamente.
A alternativa que melhor se aplica como correta é a letra C. II e III.
Aqui, vemos que para Espinosa, a liberdade vem quando a razão começa a pesar os afetos e aprende a estar próxima, medir e moderar as ações do indivíduo.
Para ser mais exato, Espinosa reflete que a liberdade é diferente dos impotentes que acham necessário extinguir ou dominar absolutamente os afetos, não estando contra a felicidade, nem contra a tristeza, amor ou ódio, a certeza é a busca pelo caminho da luz para sair da servidão e da repressão do mundo em que vivemos.
Até mais!