O surgimento da bioética coincidiu com o clamor generalizado levantado pelos horrores da Segunda Guerra Mundial, reação que culminou com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo primordial da bioética se baseia no princípio humanista de afirmar a primazia do ser humano e defender a dignidade e a liberdade inerentes ao mero fato de pertencer à espécie.
Respostas
Você esqueceu de fornecer o restante da questão, ei-lo:
O período a que se refere o texto envolve também a ruptura com a democracia pela República de Weimar, a qual foi engendrada pelas conjunturas políticas da Alemanha nos anos 30 do século XX. É nesse quadro democrático que se pode compreender a ascensão do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães e a fundação do III Reich, criando um totalitarismo com faces eugênicas.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o totalitarismo eugênico, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os eventos que comprovam essa prática.
a) A capitulação da Alemanha, a independência das nações africanas e a perseguição aos arianos.
b) A nacionalização dos portos, o fim do corredor polonês e o Pacto Ribbentrop-Molotov.
c) A ocupação da Áustria, o fortalecimento dos bancos públicos e o antifascismo.
d) A tomada de Paris, a invasão da URSS e a libertação dos Sudetos.
e) As Leis de Nuremberg, a Solução Final e a criação dos campos de extermínio.
A única alternativa que descreve corretamente os eventos ocorridos durante o Terceiro Reich que ilustram o desrespeito total à dignidade humana e que descrevem este governo como um governo determinado pelo totalitarismo eugênico é a alternativa E.
As Leis de Nuremberg eram um conjunto de leis adotadas no Terceiro Reich que garantiam a perseguição aos judeus, sua exclusão dos cargos públicos e davam ao Estado o "direito" de prender os judeus.
A Solução Final era a execução sumária de toda a população judaica dentro das fronteiras do Império - e, se fosse possível, no mundo inteiro - razão pela qual mais de 6 milhões de judeus foram executados pelos nazistas.
Os campos de concentração eram um modo de garantir que a Solução Final fosse possível e de prender os judeus enquanto ela não era posta em prática (e outras pessoas apontadas como inimigas pelo Estado Nazista).