Compare os três tipos musculares estudados quanto a :
a) capacidade de regeneração.
b) velocidade e ritmo de contração.
c) fontes de energia mais utilizadas.
Respostas
Olá!
a) O tecido muscular esquelético possui a capacidade de se regenerar, ainda que pequena. As células satélites que se localizam paralelamente à fibra muscular dentro da lâmina basal, chamadas de mioblastos inativos, se ativam quando o tecido sofre alguma lesão e, através da mitose, se proliferam e se fundem umas as outras para formar novas fibras.
O músculo cardíaco, no entanto, não se regenera. Quando as fibras são destruídas, há uma proliferação de fibras colágenas no local. E o músculo liso consegue se regenerar de forma muito satisfatória. Ao serem lesionadas, as fibras saudáveis sofrem divisão mitótica, reparando o tecido muscular destruído.
b) O tecido muscular esquelético apresenta uma contração rápida, descontínua, forte e voluntária, enquanto o tecido muscular estriado cardíaco possui uma contração involuntária, rápida, contínua e forte. Assim como o músculo cardíaco, o músculo liso também possui contração involuntária, porém lenta e fraca.
c) As moléculas de ATP provenientes da respiração são as moléculas que possuem a função de fornecer energia para a contração muscular. A principal fonte de energia utilizada é a fosfocreatina acumulada na célula. Neste caso, grupos de fosfato, ao serem transferidos para a molécula de ADP, se transformam em ATP.
Vale ressaltar que as células musculares transformam energia química em mecânica ao se encurtarem para produzirem a contração muscular.
Resposta:
Músculo estriado esquelético
O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo dos vertebrados, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos, daí ser chamada de esquelética. ... Um músculo esquelético é um pacote de longas fibras.
Músculo liso
O músculo liso é responsável por movimentos peristálticos que são contrações lentas e involuntárias em ondas que deslocam o alimento pelo sistema digestório. No indivíduo adulto, as células musculares lisas mantém a capacidade de se dividir o que permite a regeneração do músculo lesionado.
Músculo estriado cardíaco
As fibras do músculo cardíaco são quadrangulares e apresentam um ou dois núcleos localizados no centro da fibra. Já as células musculares esqueléticas contêm vários núcleos distribuídos pela periferia da célula. ... Sua função é aumentar a força do músculo é facilitar a condução do impulso de uma fibra para a outra.
Explicação: