• Matéria: Filosofia
  • Autor: VinyGomes
  • Perguntado 8 anos atrás

Dois exemplos de como Pitágoras de samos estudou e encontrou relações matemáticas exatas na natureza,sendo um com os sons,e o outro com seres naturais e as figuras geométricas.

Respostas

respondido por: maripolicarpo
4

Olá!


Pitágoras de Samos viveu em torno do século V a.c e foi o primeiro a usar o termo Filosofia. É classificado como pré-socrático, por acreditar que a realidade é composta por números. Para ele, os números são a essência da realidade, e se quisermos compreender a estrutura da natureza e o funcionamento das coisas, devemos analisar as relações entre os números. Ou seja, todos os fenômenos naturais são traduzíveis por relações numéricas e representáveis de modo matemático.


Pitágoras era um observador da natureza, que segundo ele era constituída de um sistema de relações e proporções matemáticas derivadas da Unidade. Os números eram representados como pontos em figuras geométricas e as figuras serviam para classificar os números. Assim esses números representam a união da aritmética com a geometria. Daí surgia a oposição entre pares e ímpares, que se desdobravam em figuras geométricas com superfície e volume para produzir a realidade visível.


A música obedecia também a estas leis de harmonia matemática, bem como o universo, natural e humano (cada número representava uma característica ou uma qualidade, como justiça, amor, Deus, etc.). Os ciclos da natureza e das estações do ano, por exemplo, eram também subordinados à lei numérica, e por isso Pitágoras defendeu que a alma também obedece a esses ciclos, criando assim a teoria da reencarnação cíclica. Esta teoria é usada pelos espíritas até hoje e pelos budistas.


Como exemplo para demonstrar essa harmonia, Pitágoras utiliza a música – inclusive foi Pitágoras quem descobriu as 7 notas musicais. Os acordes somente serão agradáveis quando a relação numérica entre as notas musicais tiverem a medida justa. A ausência dessa medida justa produz sons desagradáveis, sem harmonia.


Para exemplificar o caso das figuras geométricas, podemos citar o famoso Teorema de Pitágoras: em um triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa – maior lado – é igual à soma dos quadrados dos catetos – os outros lados que formam 90º).


Espero ter ajudado! Bons estudos!

Perguntas similares