Uma pesquisa científica pode ser analisada quanto a sua abordagem e sua amostra. Quanto a abordagem/ e aos sujeitos da pesquisa, respectivamente, pode-se classificá-la como A. indutiva e dedutiva/ probabilística e não-probabilística. B. qualitativa, quantitativa e probabilística/ qualiquantitativa e não-probabilística. C. probabilística e não-probabilística/ qualitativa, quantitativa e qualiquantitativa. D. Nenhuma das anteriores. E. qualitativa, quantitativa e qualiquantitativa/ probabilística e não-probabilística
Respostas
Boa tarde,
A classificação quanto a abordagem pode ser quantitativa, qualitativa ou qualiquantitativa:
Abordagem quantitativa: utiliza os dados quantitativos, os dados devem ter a possibilidade de ser quantificados. Normalmente se trabalha com amostras grandes já que os dados vão representar a realidade da amostra analisada. O foco desse tipo de pesquisa é a objetividade.
Abordagem qualitativa: utilizam dados que não podem ser quantificados. É amplamente utilizada na área de ciências sociais, tendo em vista que busca a compreensão das relações sociais.
Abordagem qualiquantitativa: É a que utiliza elementos das duas abordagens anteriores, ou seja, dados quantitativos e qualitativos.
Quanto a amostragem a pesquisa científica pode ser probabilística ou não probabilística:
Amostragem probabilística: para que a amostra seja probabilística, todos os elementos da população possuam uma chance maior do que zero de ser selecionados para a amostra e ter conhecimento de toda a probabilidade de inclusão dos dados na amostra.
Amostragem não probabilística: os dados são selecionados baseados em premissas relacionadas ao interesse da população. E todos os indivíduos da população tem uma possibilidade maior que zero de serem selecionados.
Resposta correta: LETRA E