Respostas
ESTRUTURA PRIMARIA
Descreve a ordem única em que os aminoácidos estão ligados entre si para formar uma proteína. As proteínas são construídas a partir de um conjunto de 20 AMINOACIDOS
. Geralmente, os aminoácidos possuem as seguintes propriedades estruturais:
Um carbono (o carbono alfa) ligado aos quatro grupos abaixo:
– Um átomo de hidrogênio (H)
– Um grupo Carboxilo (-COOH)
– Um grupo Amino (-NH2)
– Um grupo “variável” ou grupo “R”
Todos os aminoácidos têm o carbono alfa ligado a um átomo de hidrogênio, um grupo carboxila e um grupo amino. O grupo “R” varia entre os aminoácidos e determina as diferenças entre estes monômeros de proteínas. A sequência de aminoácidos de uma proteína é determinada pelas informações encontradas no código genético celular. A ordem dos aminoácidos numa cadeia polipeptídica é única e específica para uma proteína particular. Alterar um único aminoácido provoca uma mutação genética , que geralmente resulta em uma proteína que não funciona.
Estrutura secundáriaRefere-se ao enrolamento ou dobramento de uma cadeia de polipéptido que dá à proteína a sua forma 3D. Existem duas formas de estruturas secundárias observadas em proteínas. Um tipo é a estrutura de hélice alfa (α). Esta estrutura se assemelha a uma mola enrolada e é mantida por ligação de hidrogênio na cadeia de polipeptídeos. O segundo tipo de estrutura secundária em proteínas é a beta (β). Esta estrutura parece ser dobrada ou plissada e é mantida unida por ligação de hidrogénio entre unidades polipeptídicas da cadeia dobrada que ficam adjacentes uma à outra.
Estrutura TerciáriaRefere-se à estrutura 3D da cadeia polipeptídica de uma proteína. Existem vários tipos de ligações e forças que influenciam uma proteína de estrutura terciária. As interações hidrofóbicas contribuem grandemente para dobrar e moldar uma proteína. O grupo “R” do aminoácido é hidrofóbico ou hidrofílico. Os aminoácidos com grupos “R” hidrofílicos buscarão contato com seu ambiente aquoso, enquanto os aminoácidos com grupos hidrofóbicos “R” procurarão evitar a água e se posicionar no centro da proteína.
A ligação de hidrogênio na cadeia de polipeptídeos e entre grupos de aminoácidos “R” ajuda a estabilizar a estrutura proteica, mantendo a proteína na forma estabelecida pelas interações hidrofóbicas.
Devido à dobragem da proteína, a ligação iônica pode ocorrer entre os grupos “R” positivamente e negativamente carregados que se aproximam um do outro.
O dobramento também pode resultar em ligação covalente entre os grupos “R” de aminoácidos. Este tipo de vínculo forma o que é chamado de ponte dissulfureto.
As interações chamadas forças van der Wals também ajudam na estabilização da estrutura proteica. Essas interações pertencem às forças atrativas e repulsivas que ocorrem entre moléculas que se tornam polarizadas.
Estrutura QuaternáriaRefere-se à estrutura de uma macromolécula de proteína formada por interações entre múltiplas cadeias de polipeptídeos.
Cada cadeia polipeptídica é referida como uma subunidade. As proteínas com estrutura quaternária podem consistir em mais de um tipo de subunidade de proteína. Eles também podem ser compostos por diferentes subunidades.
A hemoglobina é um exemplo de uma proteína com estrutura quaternária. A hemoglobina, encontrada no sangue , é uma proteína contendo ferro que liga as moléculas de oxigênio.
Ele contém quatro subunidades: duas subunidades alfa e duas subunidades beta.
Resposta:A estrutura primária que determina a forma de uma proteína no espaço. Ela uma estrutura linear de aminoácidos de uma cadeia polipeptídica. A maioria dos polipeptídeos apresenta um primeiro nível de enrolamento helicoidal, comparável ao de um fio de telefone, esse nível de enrolamento é chamado de estrutura secundária, é causado pela atração dos aminoácidos. A cadeia polipeptídica já enrolada em estrutura secundária costuma dobrar-se sobre si mesma formando oq chamamos de estrutura terciária. Na estrutura terciária nós já temos uma proteína. Além dessa estrutura há outro nível de organização, denominado estrutura quartenária. Que são proteínas formadas por mais de uma cadeia polipeptídica. Sei que é difícil entender, mas,
imagine um fio de telefone: imagine o fio bem esticado, aí é como se vc tivesse a estrutura primária, agora imagine que solte o fio e deixa ele em seu formato original ( helicoidal) esse seria a estrutura secundária, agora imagine que vc pegue o fio e começa a embolar o mesmo até formar meio que uma "bola" aí teremos a estrutura terciária, aí vc pega várias dessas "bolas" e embaraça uma na outra, essa seria a estrutura quartenária...