(usf 2017) A asparaginase é uma enzima utilizada como antineoplásico para o tratamento da leucemia linfocítica aguda, com o objetivo de diminuir a asparagina extracelular, dificultando a sobrevivência da célula cancerígena. Represente nos gráficos o efeito da temperatura, do pH e da concentração do substrato sobre a ação de uma enzima como, por exemplo, da asparaginase.
Respostas
Olá,
as enzimas são sensíveis à ação da temperatura e pH existe uma faixa ótima de ambos esses parâmetros no qual sua atividade enzimática é a mais alta. No caso da temperatura, normalmente por volta da temperatura fisiológica, entre cerca de 36ºC a 37ºC.
A temperaturas muito baixas ou altas a enzima perde sua estrutura característica, o seu arranjo tridimensional que lhe confere sua funcionalidade, ocorrendo um processo chamado desnaturação.
Portanto, o gráfico apresenta baixos valores inicialmente, a baixas temperaturas, ocorrendo um aumento e um pico de atividade em torno da faixa de temperatura fisiológica apresentando um declínio após essa faixa.
Em relação ao pH, o comportamento é semelhante, existe uma faixa de pH ótima que depende da enzima, mas é normalmente em torno de 7, sendo que nos extremos de pH tanto para mais quanto para menos, (excessivamente alcalino ou excessivamente ácido) ocorre uma queda na atividade enzimática devido à desnaturação da enzima.
Em relação ao substrato, à medida que sua concentração aumenta, mais enzimas passam a se ligar ao substrato e formar o produto, assim é esperado um aumento da atividade enzimática com o aumento da concentração do substrato, até o atingir um platô, um ponto em que todos os sítios de ligação da enzima ficam saturados e a atividade passa a não mais aumentar pois não há mais enzima disponível para se ligar a moléculas de substrato adicionais.