Sócrates, sem dúvida, desenvolve entre seus discípulos a arte do diálogo. Digo arte, porque o diálogo não é natural, nem nós. Podemos falar, comunicar, mas dialogar exige um empenho. Justamente por esse motivo, dialogamos pouco. Infelizmente, temos o hábito do menor esforço." (THOMAS, 2001, p. 45). Observe as sentenças coerentes com esse enunciado. I. Dialogamos pouco porque não conhecemos a verdade. II. Dialogar não exige empenho porque o diálogo é inato ao ser humano. III. O debate participativo, aberto e fundamentado na prática de produção do conhecimento faz com que
exista um clima de investigação.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
amandaieq20p9eyf3:
Não tem as alternativas
Respostas
respondido por:
51
A alternativa I é falsa, pois o trecho afirma que dialogamos pouco não por não conhecer a verdade, mas por ser uma tarefa difícil, que exige empenho (e boa vontade) não só do sujeito que fala mas também do sujeito que escuta e debate.
A alternativa II é falsa, pois o trecho afirma que o diálogo não é algo natural, inato, do ser humano, mas algo que é aprendido e que deve ser sempre reforçado, de modo que possamos agir de um modo benéfico, mas incomum.
A alternativa III é verdadeira e representa uma das consequências do modelo socrático de investigação dialógica da verdade, de modo que é por meio do diálogo que se investiga a natureza da realidade.
respondido por:
21
A afirmativa III está correta.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás