• Matéria: História
  • Autor: solange771
  • Perguntado 8 anos atrás

(Ufsm 2015) Há diversos indícios empíricos da evolução das especies. (A) LOGICA (B) DEDUTIVA (C) ANALÓGICA (D) INDUTIVA (E) BIOLÓGICA.

Respostas

respondido por: kacauchan
90

Olá!!



A resposta correta é a de letra d) indutiva.


Bom, é por meio da inferência indutiva que os historiadores e arqueólogos conseguem ter uma noção de como era a vida dos nossos ancestrais e como as espécies conseguiram evoluir.


Assim eles vão juntando informações de fósseis, com o território ocupado, com vestígios que foram deixados e fazem uma levantamento de hipóteses para alcançar uma resposta mais próxima da realidade. Por fim os indícios empíricos são de bastante ajuda também.



Espero ter ajudado! Bons Estudos!

respondido por: CAHboatto
31

Resposta: D) Indutiva

Explicação:

Segundo o fragmento de texto, embora os procedimentos científicos sejam baseados em procedimentos lógicos, deve-se atentar para o fato de que a Lógica é o ramo da filosofia que trata das leis gerais que regem o pensamento, no intuito de alcançarmos a verdade através da análise da correlação entre as informações obtidas pelo intelecto. Assim, a lógica se divide basicamente em três tipos de raciocínio: dedutivo, indutivo e analogia. Estes raciocínios são estruturados por meio de proposições ou premissas (frases que relacionam conceitos afirmando-os ou negando-os) que geram inferências. As inferências representam o resultado de uma operação que afirma a verdade de uma proposição em decorrência de outras proposições verdadeiras. Na inferência da dedução, a verdade da conclusão obtida está contida dentro das proposições, sem que o conteúdo descrito na conclusão vá além das informações descritas. Na inferência da analogia, as proposições são dispostas por meio da comparação com outras proposições, mas não há uma garantia de verificação, portanto sua conclusão não pode ser validada. Na inferência da indução, a conclusão vai além do conteúdo descritos nas proposições, isto quer dizer que a conclusão extrapola o número de casos descritos nas proposições, criando uma generalização. No caso da teoria de Darwin, suas conclusões foram obtidas por meio de inferências indutivas.

Perguntas similares