Em O primo Basilio, Luisa , mulher futil e leviana , torna-se amante de Basilio durante uma viagem do marido. A empregada rouba-lhe algumas cartas comprometedoras e passa a chantageá-la . Leia o seguinte dialogo do romance:
a)Alem do dinheiro , qual a principal motivaçao da empregada para chantagear Luisa?
b)Qual dos sentimentos se destaca mais nas falas de Juliana ? A inveja ou a raiva?
c)Que caracteristicas do Realismo podem ser encontradas no texto?
Respostas
Olá,
Questão A.
Através do trecho exposto da obra Primo Basílio, de Eça de Queiroz, temos que a personagem Juliana, empregada de Luísa, tem como principal ambição para a chantagem à patroa, após descoberta da traição que a mesma comete ao seu marido, toda a injustiça e submissão excessiva ao qual é submetida. Assim, temos um diálogo carregado de rancor e raiva, que demonstra que muito mais que o dinheiro, a empregada deseja o reconhecimento e melhores condições de status na casa.
Questão B.
No diálogo de Juliana, principalmente em seu desabafo maior, encontramos uma maior presença de um cunho raivoso em sua fala. Não trata-se de inveja, pois a mesma dá maior enfoque às situações extensivas e intensivas ao qual se dedica na casa, de modo a tornar evidente sua raiva mediante às más condições e considerações que encontra. A raiva não se manifesta mediante à vida vivida por Laura, todavia, em fator do desgaste excessivo que a empregada sempre se encarrega de submeter-se.
Questão C.
No trecho destacado, podem ser inferidas diversas características do movimento literário realista, ao qual a obra pertenceu. Assim, temos um retrato fidedigno da realidade, através de situações comumente reais e presentes no contexto da época. Veracidade e contemporaneidade é outro traço, através de uma narrativa que expõe problemas reais do período situado. Há também a abordagem acerca de temas temas sociais, urbanos e cotidianos, bem como uma crítica aos valores burgueses, através de denúncias sociais.
Bons estudos!
Resposta:
a) motivação dela era esconder seu segred letra b ) a inveja raiva dois motivoa
c) a inveja raiva ganância o chantagismo