• Matéria: Português
  • Autor: jamilemarco
  • Perguntado 8 anos atrás

Pesquisar uma lenda Paranaense
Por favor me ajudem pessoal é para amanhã! E VALE NOTA POR FAVOR URGÊNCIA! ! ! ! , ela já falou da lenda OS DOIS CAVALEIRO , então ela não quer que eu faça igual. Blz , por favor me ajudem pessoal é para amanhã! E VALE NOTA POR FAVOR URGÊNCIA! !


jamilemarco: Por favor me ajudem pessoal é para amanhã! E VALE NOTA POR FAVOR URGÊNCIA! ! ! ! ! ! ! !

Respostas

respondido por: vitoriafenixpra
2
Lenda das Cataratas

Os índios Caigangues, que habitavam as margens dos rios Iguaçu e Paraná, acreditavam que o mundo era governado pelo deus M’Boy. Devido à sua beleza, a jovem Naipi foi consagrada a M’Boy, passando a viver somente para o seu culto. Porém, um guerreiro chamado Tarobá fugiu com Naipi em uma piroga (embarcação indígena) que seguiu rio abaixo. Furioso, M’Boy ingressou nas entranhas da terra e retorcendo o corpo produziu uma enorme fenda, que formou uma catarata gigantesca. A piroga dos índios caiu, desaparecendo para sempre. Naipi foi transformada em uma rocha e Tarobá convertido em uma árvore.


jamilemarco: Muito obrigado
respondido por: sylveonlinda
2

Lenda da araucária

Sorry, the video player failed to load.(Error Code: 101104)

Certo dia, ao sair caçar, um índio encontrou uma onça e a curandeira da tribo inimiga, pela qual havia se apaixonado. Após matar a onça ele se aproximou da índia, que se assustou e desmaiou. Índios da tribo inimiga encontraram o caçador com a curandeira nos braços, pensaram mal do que viram e o mataram a flechadas. Diz a lenda que o índio se transformou em uma araucária e a índia em uma gralha azul. As gotas de sangue que pingaram eram os pinhões que a gralha azul enterra. As flechas eram os espinhos e o índio a árvore.

Lenda do Véu da Noiva

Uma moça, filha de um fazendeiro que morava perto de um rio onde havia uma bela cachoeira, gostava de um de seus empregados e dizia que queria se casar com ele. Usaria no seu casamento um véu bem comprido e largo. Porém, o pai a deu em casamento para um homem rico e desconhecido. Sem conseguir terminar o noivado indesejável, ela foi à cachoeira e escorregou lentamente no lugar mais perigoso das pedras. Seus longos cabelos, levados pelas águas, se abriram enroscando-se nas raízes e pedras e ela morreu. Quando acharam o corpo, chamaram aquele local de Véu da Noiva.

João Maria

São várias as lendas em torno de João Maria, conhecido como o Monge da Lapa. Entre fins do século 19 e início do século 20, em meio a movimentos populares, surgiu no interior do Paraná uma figura envolta em mistério, que ficou conhecida como o Monge da Lapa. Segundo historiadores, foram três os monges que frequentaram a região nesse período e receberam o nome de João Maria. A partir dessa figura surgiram por todo o estado lendas relacionadas à origem e ao fim dos monges, profecias, punições, milagres e prodígios. Algumas tratando-o como santo, outras como criminoso.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/retratos-parana/curiosidades/conheca-cinc...


jamilemarco: Muito obrigado
sylveonlinda: de nada :)
jamilemarco: Agora assim vou tirar 30 de nota kkkkk
jamilemarco: Valeu ,Sylveonlinda
Perguntas similares