O que permitiu que os templos religiosos fossem “recobertos de douramentos, esculturas e móveis finos” na região mineiradora ?
Respostas
O douramento nada mais é que a cobertura de um objeto com ouro e as esculturas e móveis finos foram obtidos por meio das doações dos habitantes da região, que haviam ganhado grandes somas devido à descoberta do ouro e pedras preciosas.
O que permitiu que isto ocorresse na região mineradora foi a grande presença do ouro, a facilidade de vender este recurso, muito disputado na Europa, e a acumulação de recursos nas mãos de pessoas que possuíam o suficiente para fazer este tipo de doações.
Isto, claro, é um sinal de que as regiões mineradores viviam períodos de fartura e rápido desenvolvimento econômico, algo que evidencia o quão importante e transformadora foi a descoberta do ouro tanto para a colônia quanto para a Coroa Portuguesa.
Resposta:
Pessoas que viviam na região mineradora se organizavam em irmandades. As posses que eram auferidas por essas pessoas na região mineradora, que trabalhavam em atividades diversas, acabavam por alimentar as finanças das irmandades, que, por sua vez, contratavam artistas para adornar seus templos. A descrição da autora provavelmente se refere a irmandades ricas, de donos de minas ou comerciantes das regiões. Os alunos também podem mencionar a descoberta do ouro como desencadeador da necessidade de decorar as igrejas com o ouro encontrado.