Respostas
Êxodo se refere ao momento em que a civilização hebraica deixou o Egito e seguiu para Canaã. Deve-se lembrar que é preciso ir além desse resumo dos hebreus, visto que diversos fatos da sociedade contemporânea tem sua base na história hebraica.
Em 1010 a.C. as tribos foram unificadas e a sociedade de uniu em torno de um rei. Os hebreus unificaram a lei e elegeram juízes para cumprir o correto seguimento do estabelecido. A monarquia hebraica foi estabelecida após um século de luta contra os filisteus.
Saul foi o primeiro monarca, mas acabou cometendo suicídio, logo substituído por Davi. O rei Davi foi responsável pelo crescimento do comércio. Ele nomeou a cidade de Jerusalém como capital da monarquia. Os patriarcas acabaram virando aristocratas, após todas as mudanças pelas quais a sociedade hebraica passou.
Os hebreus construíram diversos templos e alcançaram seu auge sob a liderança de Salomão, filho do rei Davi. As construções elevavam os valores dos impostos e complicavam a vida dos camponeses. Ou seja, dentro deste resumo dos hebreus, podemos sintetizar que eles passaram por três fases: fase dos patriarcas, fase dos juízes e fase dos reis.