Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, foi o regime político brasileiro instaurado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou até 31 de janeiro de 1946. Era caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo. Entre as características da nova ordem política brasileira implantada com o Estado Novo de Vargas estava:
A. retirada do apoio brasileiro aos sistemas de acordos interamericanos.
B. A participação do Estado na economia, para assegurar a industrialização no contexto internacional, caracterizado pela ascensão de regimes fortes.
C. A formação de um governo democrático que fizesse frente à escalada da Ação Integralista Brasileira.
D. A mobilização política do campesinato, para fortalecer as bases de apoio das oligarquias tradicionais, representadas por paulistas e mineiros.
E. A formação de uma aliança da esquerda com os liberais, numa frente única nacionalista.
Respostas
respondido por:
4
Igor,
B. A participação do Estado na economia, para assegurar a industrialização no contexto internacional, caracterizado pela ascensão de regimes fortes.
O governo de Vargas tem como característica o intervencionismo estatal na economia com o objetivo de fomentar a economia.
respondido por:
0
O Estado Novo foi um período em que Getúlio Vargas assumiu o poder de maneira autoritária e centralizou o governo ao seu redor, não permitindo a participação da oposição. Portanto, o Gabarito da questão se encontra na letra B.
Além disso, intervém em várias áreas como sindicatos, economia e vida social das população.
Foram características desse período:
- Fechamento do Congresso Nacional
- Imposição de uma nova constituição 1937 extremamente autoritária. Essa nova constituição permitia Vargas a nomear Interventores nos Estados e Governar o país sob Estado de Sítio (Guerra)
- Dissolução de assembleias Estaduais e Câmaras Municipais
- O Governo de Vargas ficou marcado por governar através de decretos lei, ou seja nem uma lei era votada e sim decretada pelo presidente.
- Criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) que tinha como as suas principais funções: realizar censura da imprensa e da produção cultural, realizar propagandas do Governo, promover o Estado Novo e Mobilizar artistas e intelectuais favoráveis ao governo e promover a figura de Getúlio.
- Sindicatos controlados pelo Estado.
Leia mais sobre Estado Novo em: brainly.com.br/tarefa/115588
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás