Respostas
Teve como obstaculo a muralha da china
Construída por Qin Shihuang. A Muralha da China servia para proteger o império contra invasores externos
Gengis Khan instituiu a guerra à distância, mas com seus arqueiros altamente treinados, ele atingia o inimigo com vários metros de distancia
Resposta:
Resposta:
homem que quase dominou o mundo
Explicação:
Biografia de Gengis Khan
Gengis Khan (1162-1227) foi um imperador mongol que unificou um povo nômade que estava dividido em dezenas de tribos e clãs. Conquistou um vasto e poderoso império mongol.
Gengis Khan nasceu em uma região limitada por montanhas quase intransponíveis e pela barreira do deserto de Gobi, na Mongólia, Ásia Central, no ano 1162.Infância
Herdeiro de Iasugai, descendente dos “filhos da luz” e chefe do clã dos Borjins, família da mais antiga nobreza do povo mongol, recebeu o nome de Temujin.
Cresceu em meio a outras crianças à sombra das tendas, caçando pequenos animais, pescando e limpando os cavalos.
Nessa época as tribos mongóis eram governadas por algumas famílias que ora viviam pacificamente, ora se dedicavam aos combates. Uma tribo sujeitava outra, roubava seus rebanhos e outros bens, e até as suas mulheres.
Com nove anos de idade, Gengis Khan ficou noivo de Borte, filha do chefe dos konguirat, poderosa tribo aliada, e permaneceu junto à família da noiva, de acordo com os costumes dos mongóis.O líder de seu clã
Certo dia, com a morte prematura de seu pai envenenado em um banquete oferecido por uma tribo tártara, Temujin, volta para sua tribo e com apenas 13 anos de idade, torna-se o novo líder dos Borjins.
Recebe o chicote e o estandarte do clã, mas vê à sua volta, apenas mulheres e crianças, pois os guerreiros de seu pai não aceitam a liderança de um garoto.
Certo dia, seu pequeno acampamento é atacado e Temujin tem de abandonar as terras onde viveram seus antepassados. No monte Burkan Kal, reúne a família. Seus bens se resumem a nove cavalos e dois carneiros.
Temujin passa a ser perseguido. Certo dia roubam-lhe oito cavalos, mas ele monta no que ficou, encontra um amigo de infância e juntos recuperam os animais. Estabelece então um tratado de mútua aliança entre seus clãs.
Depois de quatro anos de perseguições e lutas pelas montanhas, Temujin, agora com 17 anos e com recursos, parte para reclamar a noiva.
Certo dia, ao regressar de uma caçada, o jovem encontra as tendas vazias e parcialmente incendiadas. Os merkitas saquearam o acampamento. Sua esposa está entre as mulheres raptadas.
Quando encontra sua esposa, após vitorioso ataque, ela está grávida. No caminho de volta, Borte dá à luz a um menino “Gutsci” (o inesperado). Temujin o aceita como seu legítimo herdeiro.
A vitória de Temujin atrai a simpatia dos chefes das tribos mais poderosas e prepara as futuras alianças. Sua mãe casa-se com um xamã, sacerdote-feiticeiro das tribos nômades e confidente dos deuses.
Chefe supremo dos mongóis
Com grande habilidade, Gengis Khan enfrenta uma luta contínua e, as notícias sobre seus feitos heroicos se propagam.
Sua origem mística e as habilidades com que trata os vencidos, perdoando suas ofensas, espalham-se rapidamente pelas estepes e deserto.
Em uma luta contínua pela hegemonia das tribos, vence os temíveis tártaros, ganhando a simpatia da dinastia Chin, que reinava na China e era constantemente ameaçada pelos tártaros.
Dominando, pouco a pouco, todas as tribos mongóis, Temujin decide legalizar seu poder. Muda seu nome para “Gengis” (guerreiro perfeito). Em 1189 é reconhecido como "Khan" (chefe supremo).
Gengis Khan desejava criar um Estado mongol vasto e potente e sentia-se como executor de uma missão divina. Dizia sobre si mesmo:
“Um único sol no céu, um único soberano sobre a terra.”
Com esse objetivo, transformou a força militar dos mongóis em um verdadeiro exército nacional, estruturando-o sob seu comando pessoal.
O império mongol
Em 1211, os mongóis invadem o império chinês dos kin, que resistiram dentro das cidades fortificadas. Em 2014 abandona a China carregando os tesouros imperiais.
Em 1215, alegando que os chineses haviam rompido o tratado de paz, Gengis Khan destrói Pequim e deixa aí seus generais, que completam a tomada do país.
Em 1218 volta-se contra o Turquestão, império dos Kara-Khitai. Entre uma conquista e outra, Gengis Khan fundou a cidade de “Karakorum”, que se tornaria a capital de suas imensas possessões.
O exército mongol atacou a Pérsia e outros grandes centros muçulmanos. Em 1221, conquista Cabul, no Afeganistão. Vitorioso, Gengis Khan volta para a Mongólia, deixando o comando a cargo de dois generais.
Na tarefa de continuar a marcha para oeste, durante dois anos, levam o terror à Geórgia e às estepes do sul da Rússia, e sobem até a Crimeia.
Depois invade a Bulgária e chega ao mar Adriático, que banha as costas orientais da Itália. Mais ao norte chegaram até a Polônia.
O alvo de Gengis Khan é o Sul da Ásia. Parte então para uma batalha contra os remanescentes do reino dos hsia, mas é golpeado e morre.
Gengis Khan faleceu no sul da Ásia, provavelmente no dia 18 de agosto de 1227. Foi enterrado em local desconhecido, na Mongólia. Seus 4 filhos repartiram o império conforme sua vontade.
Explicação: