• Matéria: Português
  • Autor: rogelioossesox84eq
  • Perguntado 7 anos atrás

Estou produzindo um texto com o tema: Suícidio (mais especificamente sobre o de pessoas ricas/famosas) . E eu gostaria de uma ajuda com as virgulas,acentos gráficos , parágrafos e até uma polida no texto. Nesse texto eu tentei expor minha ideia usando como referência o mito da caverna de platão. Aqui segue o texto:

TITULO ?

Só pra fechar o que discutimos na aula passada eu gostaria de expor uma conclusão minha a respeito do nosso debate. Eu acredito que o individuo é influênciado pela sociedade em que esta inserido, e que é a sociedade quem forma seus pensamentos e suas ações, acho que mesmo decisões consideradas extremamente individuais, como a de tirar a própria vida, são influenciadas pelas condições sociais. O que eu quero dizer é que a sociedade atual diz que existe um "padrão da felicidade", uma "fórmula" que se você seguir você vai encontrar concerteza a felicidade, e as pessoas acreditaram e acreditam piamente nessa fórmula da felicidade e então passam a vida toda tentando juntar os elementos necessários. Os poucos que conseguem alcança-la um dia percebem que na verdade estão vivendo dentro da caverna de platão , em um mundo ilusório, em um mundo de sombras, e eles quem se libertar, eles querem encontrar a luz, encontrar a saída da caverna, quando percebem essa dura realidade eles querem contar a seus companheiros , mas tem medo de serem "mortos", pois as pessoas na caverna só acreditam naquela forma de encontrar a felicidade e então chega alguém e diz que tudo aquilo é uma grande mentira, ele sabe que vai ser massacrado. Em outras situações o indíviduo conta a verdade e como esperado os prisioneiros o acham maluco, eles dizem "Olha as sombas naquela parede, você tem tudo, tem muita grana, muitos bens, muitos amigos e uma família perfeita, você só pode ser louco mesmo, como não é feliz se seguiu certinho a fórmula da felicidade", mas o prisioneiro já se desiludiu ele sabe que sua família não o ama, que seus bens não tem valor porque foram conquistados sem esforço algum, que seu dinheiro compra tudo menos o tempo que desperdiçou e o que sacrificou no caminho. O prisioneiro em desespero decide construir uma torre com tudo que possui, ele rapidamente junta toda sua pilha de dinheiro, seus bens materiais, suas..(estou sem idéias) e então pela primeira vez sente o peso de tudo aquilo, quando o prisioneiro chega no topo de sua torre após usar tudo que tem para construí-la, ele percebe que ainda está muito distante da saida, e que agora ele não consegue mais retornar, mas o pior de tudo é que ele ainda continua muito pesado, e por isso chega rapidamente ao chão...

Foi o que eu consegui produzir até agora, dicas ? Mesmo se já responderem podem comentar no chat mesmo. Ah, e se você leu até aqui obg <3

Respostas

respondido por: Lagartixete
1
Só para fechar o que discutimos na aula passada, gostaria de expor minha opinião a respeito do debate.
Acredito que o indivíduo é influenciado pela sociedade em que está inserido, e que é ela quem forma seus pensamentos e ações. Mesmo as decisões consideradas extremamente individuais, como a de tirar a própria vida, são influenciadas pelas condições sociais.
A sociedade atual impõe um padrão de felicidade ou uma fórmula que, se for seguida, trará a felicidade. As pessoas realmente acreditam nessa fórmula da felicidade, e passam toda a vida tentando juntar os elementos necessários.
Os poucos que conseguem alcançá-la, um dia percebem que, na verdade, estão vivendo na caverna de Platão, em um mundo ilusório, em um mundo de sombras e querem se libertar, querem encontrar a luz, a saída da caverna. Quando percebem essa dura realidade, querem contar aos seus companheiros, mas têm medo de serem "mortos", pois as pessoas na caverna acreditam que há apenas esta forma de encontrar a felicidade, e quando alguém fala que tudo aquilo é uma mentira, já sabe que vai ser massacrado.
Em outras situações, o prisioneiro conta a verdade e, como esperado, os outros o acham maluco.
Eles dizem: "Olha as sombras naquela parede, você tem tudo, tem muita grana, muitos bens, muitos amigos e uma família perfeita, você só pode ser louco mesmo. Você seguiu certinho a fórmula da felicidade,como não é feliz?", mas o prisioneiro já se desiludiu e sabe que a sua família não o ama, seus bens não foram conquistados com esforço algum, e por isso não têm valor, que seu dinheiro compra tudo, menos o tempo que desperdiçou e o que sacrificou no caminho.
O prisioneiro, em desespero, decide construir uma torre com sua pilha de dinheiro, seus bens,todas as suas coisas desnecessárias, e, pela primeira vez, sente o peso de tudo aquilo. Quando ele chega no topo de sua torre, após usar tudo que tem para construí-la, ele percebe que está muito distante da saída, e que agora, não pode mais retornar, e o pior de tudo, tudo continua muito pesado, e, por isso, chega rapidamente ao chão.

Seu texto foi muito bem elaborado, foi uma ótima idéia usar como referência o mito da caverna de Platão! Corrigi algumas coisas que achei erradas, mas o texto em si estava ótimo. Espero ter te ajudado. Parabéns pelo texto!

rogelioossesox84eq: Ficou ótimo, obg!
Lagartixete: De nada!
Perguntas similares