Em ondas sucessivas a América Latina seguiu caminhos convergentes na economia e na política. A década de 70 viu um endividamento irresponsável em seu início, seguido pelo rápido aumento dos juros internacionais e do preço do petróleo. Durante a década de 80 o continente perdeu o dobro valor do Plano Marshall, em juros e no serviço da dívida anterior. A seguir vieram os planos do Consenso de Washington. Como se encaixa o Plano Real neste contexto e quais as suas principais medidas
Respostas
respondido por:
1
Olá!
O plano real foi motivado principalmente com o objetivo de diminuir a inflação que, na época era exorbitante no Brasil afetada os mais diversos setores da economia.
Essa inflação tentava, sem êxito, ser controlada desde dos primórdios do governo militar mas tornou-se um revês principalmente a partir da década de 70 com a crise do petróleo que deu origem a crise econômica de 1973.
Os planos americanos de retomada da economia foram decisivos para o aumento da inflação aqui, já que o balanço comercial era feito a partir do dólar. Assim, a unica alternativa viável para o controle da inflação foi o plano real feito no inicio dos anos 90.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás