• Matéria: Química
  • Autor: HerozeNeto2742
  • Perguntado 8 anos atrás

Em uma investigação química, as propriedades e transformações da matéria são parâmetros de estudos. A linguagem e os conceitos para descrever a união entre os átomos, ou seja, as ligações químicas, evoluíram de teorias muito simples para outras mais complexas, com base na mecânica ondulatória. Essas ligações podem ser classificadas em duas categorias gerais como: Ligação Iônica (Eletrovalente) e Ligação Covalente. A seguir, são listadas os seguintes elementos quimicos: I - 8O e 13Al II - 6C e 17Cl III - 17N e 1H IV - 3Li e 9F Responda: ⦁ A natureza quimica dos compostos formados ⦁ Suas estruturas eletrônicas e fórmulas

Respostas

respondido por: camilafortes13
73

Olá!!!


CONTINUAÇÃO DA QUESTÃO:


Al2O3 – óxido de alumínio (alumina – usado como isolante térmico,

elétrico, etc.)

CCl4 – tetracloreto de carbono (líquido incolor – usado como solvente)

NH3 – amônia (gás incolor – usado em refrigeração)

LiF – fluoreto de lítio (usado na óptica ultravioleta de

termoluminescência)


Os tipos de ligação química nesses compostos são, respectivamente:


a) covalente – covalente – iônica – iônica

b) covalente – iônica – covalente – iônica

c) covalente – iônica – iônica – covalente

d) iônica – iônica – covalente – covalente

e) iônica – covalente – covalente – iônica


RESOLUÇÃO:


ALTERNATIVA CORRETA LETRA E.


A ligação iônica é um tipo de interação que ocorrem entre átomos e dentro dessa interação deve haver perda ou ganho de elétrons. De forma obrigatória a ligação iônica só pode ocorrer entre um metal e um ametal OU um metal e o hidrogênio. Portanto:


Al2O3: ligação entre um metal (Al) e um ametal (O).

LiF: Ligação entre um metal (Li) e um ametal (F).


Já a Ligação covalente é um tipo de ligação onde há o compartilhamento de elétrons com a finalidade de que os elementos envolvidos atinjam sua estabilidade e por isso ocorrem normalmente em elementos que sozinhos não são estáveis, ou seja, não possuem 8 elétrons na camada de valência, portanto é mais comum em elementos não metais e que possuem de 4 a 7 elétrons na camada de valência.


CCl4: o carbono por ser tetravalente possuem 4 elétrons na sua camada de valência e por isso necessita de mais 4 elétrons, já o cloro necessita de apenas 1 elétron para se estabilizar, pois possui 7 elétrons, como há 5 elementos nessa molécula eles irão compartilhar o mesmo elétron através da ligação covalente, ou seja, compartilhando.

NH3: Os três hidrogênios presentes na molécula irão compartilhar os seus únicos elétrons com 1 nitrogênio.


Espero ter ajudado!!!

Perguntas similares