• Matéria: História
  • Autor: elianalazinhapakttt
  • Perguntado 8 anos atrás

O ano 457 da era, abatidas as províncias da Espanha pelo ataque memorável das pragas, os bárbaros, convertidos à idéia do estabelecimento da paz pela misericórdia do Senhor, dividiram entre eles, por sorteio, as regiões das províncias para habitá-las”.
PEDRERO-SÀNCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Editora Unesp, 2000. p. 37.

Acerca da aproximação das tribos bárbaras às regiões do antigo Império Romano, é certo afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
A aproximação com as tribos bárbaras era vista como algo vantajoso pelos romanos, na medida em que significava um contingente maior de indivíduos submetidos à sua política econômica baseada na arrecadação de impostos.

Alternativa 2:
Embora houvesse existido uma convivência entre bárbaros e romanos antes da ruína total do Império romano, não se pode afirmar que essa proximidade resultou na adoção ou adaptação de elementos culturais entre os dois povos.

Alternativa 3:
No momento em que alcançaram as fronteiras do Império Romano, os bárbaros iniciaram, em algumas conjunturas, uma relação baseada no apoio mútuo com os romanos em busca de um equilíbrio no desenvolvimento das duas civilizações.

Alternativa 4:
A partir do século IV, quando os bárbaros estabeleceram-se no interior do Império Romano, houve uma mescla de indivíduos que passaram a ser governados pelo imperador romano e que, consequentemente, redefiniu os limites e contribuiu para o fortalecimento do Império.

Alternativa 5:
A historiografia aponta que o Império Romano fortaleceu-se, enquanto organização política e econômica, na medida em que ampliou seu contato com povos oriundos de outras regiões, sendo que as invasões bárbaras não podem ser incluídas no contexto de desestruturação do Império Romano.

Respostas

respondido por: codeccoroaci
0

alternativa 3. No momento em que alcançaram as fronteiras....

Perguntas similares