• Matéria: História
  • Autor: dadadovg
  • Perguntado 9 anos atrás

A MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL

Respostas

respondido por: Luanferrao
26

A mineração no Brasil iniciou-se desde 1702, porem foi conhecida posteiormente, ocorreu na região de Minas Gerais....

respondido por: Ompildo
15

•Onde ficavam minas gerais

A partir do século XVII, com a descoberta de metais preciosos na região, foi intensificado o movimento de exploração do interior do país pelos colonizadores portugueses; destaca-se Antônio Dias de Oliveira, cuja expedição foi responsável pelo assentamento que deu origem à Vila Rica. A corrida do ouro motivou a Coroa Portuguesa a criar a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro em 1709, e a Capitania de Minas Gerais em 1720, cuja capital era Vila Rica (que viria a se tornar Ouro Preto).

A mineração do ouro começou em Ribeirão do Carmo, que viria a se tornar o município de Mariana; a área abrigou diversos conflitos pela exploração do ouro, como a Guerra dos Emboabas, motivando um controle mais forte por parte de Portugal. A Capitania de Minas Gerais se desenvolveu graças à exploração do metal, dando destaque para as "Vilas do Ouro" - Ouro Preto, Mariana, Serro, Caeté, São João Del-Rei, Pitangui, Sabará e São José do Rio das Mortes.


•Quais as características da sociedade

A Sociedade Mineradora é como caracterizamos a sociedade brasileira durante o período de exploração das minas de metais preciosos. Essa sociedade mineradora, no entanto, estava concentrada em Minas Gerais. Os comerciantes e proprietários de minas eram os mais bem colocados dessa sociedade, seguidos pelos religiosos, garimpeiros e outros profissionais liberais.

Após eles estavam os escravos, que trabalhavam de maneira intensa e sem obter lucro com o que encontravam.

A população tinha de pagar altas taxas, além de organizar centros de habitação e serviços para atender suas demandas, e ainda incentivar a produção agrícola para o fornecimento de alimentos


•Como era a organização social

A sociedade mineradora, que teve Minas Gerais como grande centro de exploração do ouro, era composta (organização social) de:

•DONOS DA MINAS DE OURO;

•PELOS FUNCIONÁRIOS DA COROA;

•PELOS HOMENS LIVRES: médicos, advogados, religiosos e militares;

•CLASSE DOS TRABALHADORES: costureiras, alfaiates e sapateiros;

•ESCRAVOS.


•Como se dava a produção nas minas? O que era produzido?

Era baseada em um sistema de sobrevivência: os operários deviam tomar cuidado com explosões, além de prestarem atenção para não serem atropelados pelos carrinhos de trilho que vagavam pela mina etc.. Eles produziam minério, como

-- por exemplo -- o carvão.

Na época o trabalho era tudo na pá.


•Quais os mecanismos de controle de fiscalização portuguesa? Quais os principais impostos da mineração?

Eram as casas de fundição, que transformava o ouro em barras e quitava.

Os impostam foram cobrados de duas formas: o quinto real que era cobrado já nas casas de fundição onde eles retiravam a parte para a Coroa; e mais tarde a Derrama onde um intendente era obrigado a recolher 100 arrobas de ouro por anos.


•Como se dava o abastecimento da região das minas?

Com a descoberta do ouro na região de Minas Gerais, que fazia parte da Capitania de São Vicente, povoados começaram a se estabelecer na região, com surgimento de vilas e entrepostos comerciais.

Além dos mineradores, também surgiram fazendas, que realizavam parte do abastecimento de alimentos da região. Com o aumento do fluxo de ouro e riquezas, o comércio era feito também pelos bandeirantes e comerciantes.


•Como era a vida nas cidades nas áreas mineradoras?

Dura, principalmente para os mineiros. A cultura sociológica dessas cidades era baseada no trabalho de minerador como algo exemplar para um pobre (pura propaganda do governo). De fato, os mineradores experientes respiraram tanto gás venenoso que que seus olfatos foram atrofiados, logo passaram a comer apenas comida com pimenta em cada refeição. O exagero desse tipo de comida pode causar constipação, diarreia, hemorroidas e você pode literalmente morrer de seu próprio peido.



•Qual o papel da religiosidade para a sociedade mineira no século XVII?

Durante o Século XVIII a sociedade mineira vivia o ciclo do ouro, com o seu ápice e o início do desacelera mento da produção, com rápidas mudanças sociais e crescimento das cidades, algumas delas surgindo "do nada".

A religiosidade era, contudo, um ponto de manutenção da tradição na sociedade mineira, de modo que, enquanto a sociedade mudava rápido, os valores da Igreja permaneciam os mesmos, e os mineiros viam na Igreja uma forma de justificação da sociedade e de manutenção de seus ideais, sendo a grande instituição responsável pela coesão social.


•Que aspectos artísticos caracterizavam a região?

A língua, a cultura, as refeições que são as comidas da região, a história dando destaque para a inconfidência mineira (ou o segredo mineiro) e muitas outras características da região.


•O que explica a decadência da produção mineradora?

Escassez de certos minerais, leis mais rígidas sobre o ambiente, estudos de impacto do solo e de recursos hídricos são uma barreira também.

Perguntas similares