Respostas
Diversos grupos de algas compõem o fitoplâncton. Os grupos mais abundantes e representativos são os dinoflagelados e as diatomáceas.
Dinoflagelados (Dinophyta)
São organismos protistas flagelados. Os dinoflagelados são revestidos por parede celular com placas rígidas de celulose. São caracterizados por uma forma unicelular com dois flagelos, com tamanho, função e orientação diferentes.
A maior parte das espécies do grupo é encontrada em águas salgadas. Os dinoflagelados são os responsáveis pelo fenômeno da maré vermelha.
Outras espécies de dinoflagelados podem produzir bioluminescência. A bioluminescência é a produção de luz através de um processo bioquímico. Algas dinoflageladas podem produzir uma luz azul-esverdeada em águas do mar, um fenômeno facilmente observado durante a noite.
O fitoplâncton compreende o conjunto de algas microscópicas fotossintetizantes e unicelulares que habitam os ecossistemas aquáticos. O fitoplâncton é encontrado em suspensão “flutuando” em águas abertas, geralmente, próximo à superfície. Isso porque nessa região do corpo d’água, chamada de zona fótica, o fitoplâncton recebe a luz solar necessária para realizar a fotossíntese.