• Matéria: Artes
  • Autor: elianemvi
  • Perguntado 7 anos atrás

Um ponto importante abordado na unidade I do nosso livro didático é o preconceito vinculado ao raciocínio imaginativo, que resulta da separação entre razão e emoção, resultante do pensamento cartesiano. Essa separação gera a percepção equivocada de que as atividades artísticas são relacionadas apenas à emoção, sem que contemple o pensamento e faz com que o processo criativo seja visto como uma atividade menor. Considerando o preconceito exposto, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas. I- Esse preconceito justifica o fato de a criação ser encarada como um dom, pois o senso comum não observa a pesquisa e o lado cognitivo do processo criativo. II- O raciocínio imaginativo consiste na matéria-prima primordial da criatividade, ele exige a separação da razão e emoção, porque pensamos e sentimos de modo separado. III-Todo ser vivo é sensível, contudo, para criar, não basta sentir, temos que refletir a respeito do que sentimos, é razão e emoção. As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Respostas

respondido por: anaisenobregapa68rb
25

Olá!


Analisemos as afirmativas:


I- Esse preconceito justifica o fato de a criação ser encarada como um dom, pois o senso comum não observa a pesquisa e o lado cognitivo do processo criativo.

Esta afirmativa é verdadeira. Em função deste preconceito, acredita-se que a o processo artístico se desenvolve única e exclusivamente através da imaginação e que somente quem nasceu com a aptidão e inspiração artística é capaz de realizar estas atividades criativas. Entretanto, ele desconsidera as horas de prática e repetição que os artistas precisam ter para executar seu ofício. O tempo que levou, por exemplo, para um cantor aperfeiçoar os músculos que participam da fonação bem como o seu ouvido, de forma a produzir as notas de maneira uniforme e respeitando partituras, relações entre os sons, etc, não é considerado.


II- O raciocínio imaginativo consiste na matéria-prima primordial da criatividade, ele exige a separação da razão e emoção, porque pensamos e sentimos de modo separado.

Esta afirmação é falsa. Razão e emoção não são conceitos separados. O processo criativo depende da sistematização de uma série de ações. Para pintar um quadro, é preciso pensar no tema (será uma crítica?), depois estabelecer as relações de claro e escuro, a perspectiva, - estas escolhas podem ser propositais ou intuitivas, ainda assim, há uma racionalização.


III-Todo ser vivo é sensível, contudo, para criar, não basta sentir, temos que refletir a respeito do que sentimos, é razão e emoção.

Esta afirmação é verdadeira. Mesmo que a criatividade partisse unicamente da emoção, para criar, para transmitir o que se está pensando é preciso considerar métodos e sistemas possíveis para a transmissão e construção daquele conteúdo fora do plano imaginário.


As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Verdadeira, falsa e verdadeira.

respondido por: marlipacheco369
0

Explicação:

afirmações do números romanos impostos afirmações a seguir do preconceito atividade do número Romanos 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 afirmações a seguir complete de cabeça e faça o processo apenas a emoção sem completo e pensamento e faça com sua cabeça e seja criativo se visto assim mesmo

Perguntas similares