Por que Napoleão está em território espanhol e qual o motivo para os exércitos franceses estarem em Portugal?
Respostas
Em 1789 deu-se a Revolução Francesa. As novas ideias francesas provocaram a reacção de alguns reis da Europa que declararam guerra à França. A guerra demorou anos e à frente do governo ficou Napoleão que em pouco tempo dominou grande parte da Europa. Napoleão sonhava ter um império superior ao antigo império romano.
O Bloqueio Continental
A Inglaterra resistiu aos franceses e Napoleão ordenou o Bloqueio Continental: todos os países europeus deviam fechar os seus portos aos navios ingleses. Portugal demorou a cumprir a ordem de Napoleão, porque era aliada da Grã-Bretanha e porque essa medida iria prejudicar a economia portuguesa (a maior parte do nosso comércio era com esse país). Napoleão ordenou então a invasão e conquista de Portugal.
A saída da corte para o Brasil
Quando as tropas de Napoleão já estavam em Portugal, o príncipe regente, D. João, decidiu refugiar-se no Brasil. Foi acompanhado por toda a família real e parte da corte, ficando o governo do Reino entregue a uma regência.
As invasões francesas
Para resistir, Portugal pediu ajuda à Grã-Bretanha. O exército português e inglês contou com a ajuda da população, pois os movimentos de resistência popular apareceram por todo o país.
As tropas francesas invadiram Portugal por três vezes:
- 1ª invasão em 1807
- 2ª invasão em 1809
- 3ª invasão em 1810
O exército anglo-português consegue derrotar os franceses.
Na 3ª invasão e após as derrotas sofridas e nao conseguindo os seus objectivos, os franceses foram obrigados a retirar-se do país levando consigo todo o produto dos seus saques feitos em Portugal. Durante as invasões, os soldados franceses roubaram, incendiaram povoações, destruíram colheitas e mataram pessoas, o que revoltou a população. Portugal viu, com as invasões napoleónicas, o seu território transformado em campo de batalha, as cidades constantemente pilhadas pelos exércitos estrangeiros e as actividades produtivas completamente abandonadas.