De acordo com recente pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer, os cigarros brasileiros apresentam níveis de Nicotina 100% a 200% superiores ao limite que os padrões internacionais estabelecem como o patamar, a partir do qual se cria a dependência. A sua fórmula estrutural é: Daí, podemos afirmar que a nicotina: a) apresenta a seguinte fórmula: C11H14N2 b) três ligações "pi" c) dois carbonos terciários d) possui uma cadeia carbônica apenas com átomos de carbono e hidrogênio
Respostas
Olá,
ao consultarmos a fórmula estrutural da nicotina, verificamos:
a) para encontrar a fórmula molecular, basta somar os elementos de cada tipo que aparecem na estrutura, a quantidade de vezes que aparecem na estrutura, são os índices que multiplicam cada elemento na fórmula molecular. Fazendo isso, vemos que na estrutura da nicotina tem 2 átomos de N, 10 átomos de C, e 14 átomos de H. Sendo assim, sua fórmula é C10H14N2. A alternativa é falsa.
b) na estrutura da nicotina há 3 ligações pi, pois há três ligações duplas, no anel aromático, alternativa é verdadeira.
c) carbonos terciários estão ligados a 3 outros átomos de carbono. Só há 1 carbono terciário, é o carbono que faz parte do anel aromático e que se liga ao anel de 5 membros. Alternativa é falsa.
d) existem átomos de nitrogênio na cadeia, além dos carbonos, a alternativa é falsa.
Resposta:
Explicação:
Alternativa correta é a letra B: possui três ligações"pi"