Na elaboração da demonstração dos fluxos de caixa pelo método indireto, um ajuste deve ser efetuado no resultado líquido do exercício, para fins de mensuração do fluxo de caixa das atividades operacionais, é a exclusão, do valor do referido lucro?
Respostas
Olá, tudo bem?
A DFC se divide em três atividades (operacionais, de investimento e de financiamento). Na elaboração da DFC pelo Método Indireto é sim necessário realizar alguns ajustes para obter o saldo das Atividades Operacionais.
Para obter o saldo das Atividades Operacionais é necessário verificar na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) o saldo do lucro líquido do período.
A partir deste lucro você obterá a base para realizar a obtenção do saldo das atividades operacionais. As atividades da DFC devem refletir apenas transações que impactaram no caixa da empresa, assim, do resultado que você obteve de Lucro Líquido é necessário adicionar/excluir os valores que não impactam na conta caixa da empresa. São os chamado ajustes.
Alguns exemplos de ajustes são depreciação, resultados obtidos através de equivalência patrimonial e as constituições de reservas, que constarão na DRE para dar destino ao lucro do exercício mas que não impactam o caixa da empresa.
Após realizar as adições ou exclusões sobre o lucro liquido você obterá o saldo das atividades operacionais.
Abraços e bons estudos ;)