Respostas
Não se pode falar em uma literatura que reflita a visão do homem brasileiro pois, na verdade, o Quinhentismo reproduz as ambições e intenções do homem europeu.Assim, refletindo diretamente o momento histórico vivido pela península Ibérica, surgiu uma literatura informativa e uma literatura dos jesuítas como as principais manifestações literárias.
Na literatura chamada informativa, ou de viajantes ou dos cronistas, percebe-se o empenho na observação e descrição da “terra nova”, de sua flora, fauna e de sua gente. É, portanto, uma literatura eminentemente descritiva, cujo valor histórico é de extrema importância por serem esses documentos a única fonte de informação sobre o Brasil do século XVI.
A característica mais representativa desta manifestação é a exaltação da terra, que resulta da surpresa do homem europeu que chegava de um mundo temperado e se defrontava com o exotismo e exuberância de uma terra tropical. No que diz respeito à linguagem, o louvor à terra verifica-se no uso exagerado de adjetivos, freqüentemente empregados no superlativo.