• Matéria: Biologia
  • Autor: dripperroni972
  • Perguntado 8 anos atrás

9.Os primeiros casos de aids no Brasil foram identificados no começo da década de 1980. Naquela época, a doença era associada a “grupos de risco”, que incluíam principalmente usuários de drogas injetáveis e homens homossexuais.Com o passar do tempo, o conceito de “grupo de risco" foi substituído por “comportamento de risco”. Qualquer pessoa (independentemente de orientação sexual, religião, idade, etc.) pode contrair a doença se adotar comportamentos que a exponham ao vírus.0 gráfico a seguir mostra a taxa de incidência de aids. no Brasil, a partir de 1985, em jovens de 15 a 24 anos de idade, por sexo e por ano de diagnóstico, para cada 100000 habitantes (a incidência refere-se ao número de novos casos de uma doença em certo local e período de tempo).a)Compare a curva que representa o número de novos casos de aids no sexo masculino com a que representa o número de novos casos no sexo feminino. 0 que chama a atenção nessa comparação?b)Quais são os comportamentos de risco relacionados à transmissão do HIV?c)Em sua opinião, que características deve ter uma campanha de prevenção ao HIV/aids dirigida aos jovens?

Anexos:

Respostas

respondido por: pissurnof
9

Vamos responder cada alternativa da questão por vez:


a) De acordo com o gráfico, a taxa de incidência de AIDS foi muito maior entre os homens do que entre mulheres durante as décadas de 1980 e 1990, para depois se igualar no início dos anos 2000.


b) Relações sexuais sem proteção (camisinha masculina ou feminina), além de compartilhamento de seringas.


c) Um diálogo realista a respeito do comportamento sexual desta faixa etária, além de sua relação com drogas lícitas e ilícitas.

Perguntas similares