• Matéria: Biologia
  • Autor: raianeonestep5100
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia o texto a seguir.Campanha recomenda ácido fólico na gravidezA Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) lança [...] a recomendação de consumo de suplementos de ácido fólico para prevenir anencefalia e espinha bífida - dois defeitos de fechamento do tubo neural, que podem ser evitados se o consumo ocorrer na dose recomendada.A norma será apresentada durante o 17a Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, realizado em Sào Paulo. A recomendação da Febrasgo é que a mulher consuma 400 microgramas por dia de ácido fólico durante pelo menos um mês antes de engravidar e ao longo do primeiro trimestre de gestação - período em que o tubo neural está em pleno desenvolvimento.(...) Estima-se que 1 em cada mil bebês nasçam com espinha bífida ou desenvolvam anencefalia, uma malformação incompatível com a vida.Pesquisas apontam que o consumo de ácido fólico reduz em até 75% o risco de o bebê nascer com esses dois problemas. (...)A ideia (...) é que os médicos conversem com as mulheres sobre a importância do ácido fólico até mesmo nas consultas simples, de rotina, e não necessariamente apenas quando a mulher quer engravidar. Bassitt, Fernanda Catnpunha recomenda acido fólico na gravidez. 0 Estado de S. Paulo. 30 ago. 2012. Disponível cm: -na-gravidez-,923476.0.htm>. Acesso cm: 14 abr. 2014.a)No capítulo 13 você estudou o desenvolvimento do tubo neural. A qual sistema ele dá origem?b)Em sua opinião, qual a relação entre o pré-naíal e a incidência das malformações mencionadas no texto?

Anexos:

Respostas

respondido por: brendaisis
1

Olá!


O tubo neural dá origem ao Sistema Nervoso Central. Com o pré natal é possível identificar possíveis má formações, ou melhor ainda, evitá-las. O pré natal compreende a assistência fornecida pela enfermagem e medicina, com o intuito de evitar possíveis entraves, complicações e problemas em geral tanto para a criança quanto para o bebê.


Além disso, este tratamento deve ser fornecido durante os nove meses de parto, quanto mais cedo iniciar o tratamento, menores as chances de complicações.

Perguntas similares