5.(Fuvest-SP) 0 ornitorrinco e a equidna são mamíferos primitivos que botam ovos, no interior dos quais ocorre o desenvolvimento embrionário. Sobre esses animais, é correto afirmar que:a)diferentemente dos mamíferos placentários, eles apresentam autofecundação.b)diferentemente dos mamíferos placentários, eles não produzem leite para a alimentação dos filhotes.c)diferentemente dos mamíferos placentários, seus embriões realizam trocas gasosas diretamente com o ar.d)à semelhança dos mamíferos placentários, seus embriões alimentam-se exclusivamente de vitelo acumulado no ovo.e)à semelhança dos mamíferos placentários. seus embriões livram-se das excretas nitrogenadas através da placenta.
Respostas
Olá!
O ornitorrinco e a equidna, são animais ovíparos, ou seja, botam ovos, nos quais são inseridos os embriões.
Dessa forma, o desenvolvimento embrionário ocorre por meio de trocas gasosas com o ar, através dos anexos embrionários, uma vez que não existe uma placenta (como nos seres humanos, por exemplo).
Trata-se, portanto, da excessão dos mamíferos, em que não são placentários, e sim, ovíparos.
Resposta, c) diferentemente dos mamíferos placentários, seus embriões realizam trocas gasosas diretamente com o ar.
Resposta:
1. a) Apenas dos mamíferos.
2. c) Diferentemente dos mamíferos placentários, seus embriões realizam trocas gasosas diretamente com o ar.
Explicação:
1 - Apenas os mamíferos apresentam diafragma, que constitui uma característica que permite a classificação destes animais nesse grupo.
2 - Os monotremados (ornitorrinco e equidna) são ovíparos. Isso permite que o embrião tenha contato diretamente com o ar, permitindo as trocas gasosas, através de um ovo com poros.
Classroom