• Matéria: Biologia
  • Autor: thamaraa8619
  • Perguntado 8 anos atrás

CNfHSPlAatrnow15.0 plasmódio, causador da malária, infecta as hemácias humanas, nutrindo-se de sua hemoglobina e multiplicando-se em seu interior. Após o fim desse ciclo, os plasmódios rompem as hemácias, caem na circulação e infectam novas células.Na África, indivíduos que apresentam uma forma de anemia genética, a siclemia. cujas hemácias são morfologicamente defeituosas e têm dificuldade em captar gás oxigênio, são mais numerosos em regiões onde a malária é endêmica do que em populações nas quais nào há a doença. Como você explica esse fato?Parasitas da malária (azul e rosa) no interior de uma hemácia (vermelho). Microscópio eletrônico de transmissão, imagem colorizada. aumento: cerca de 7600 vezes.

Anexos:

Respostas

respondido por: nicolefavap6olos
5

Foi constado que a anemia falciforme (siclemia) nas populações africanas com maior incidência de malária é causada por uma seleção natural. As hemácias falciformes impedem que o protozoário plasmodium invada as células, visto que tais hemácias aumentam a quantidade de moléculas de CO no sangue, o que impede que o protozoário se desenvolva e, consequentemente, os sintomas da doença.


Sendo assim, a siclemia pode ser uma desvantagem para muitos indivíduos, mas é uma forma de proteção para as populações africanas que sofrem diretamente com o alto índice de malária.

Perguntas similares