12.Complete o quadro abaixo preenchendo as lacunas com o lado da membrana (externo ou interno) que está com excesso de cargas positivas ou negativas.SituaçãoExcesso de cargas positivasExcesso de cargas negativasPotencial de repousoDespolarizaçãoRepolarizaçãoPotencial de ação1
Respostas
Olá!
Durante o potencial de repouso, os neurônios não estão sendo sinalizados. Nesta etapa, há a entrada de íons de sódio (Na+) no meio intracelular, que depois são secretados para o meio extracelular, enquanto íons de potássio (K+) entram na célula.
O íons de potássio, então, são expulsos da célula, resultando em uma concentração desigual de íons entre o meio extra e intracelular. Assim, há excesso de cargas positivas no meio externo, enquanto o meio interno está carregado negativamente.
Na etapa de despolarização, o canais de sódio (Na+) são abertos, propiciando sua entrada em grande quantidade na célula excitável. O interior da célula se torna extremamente positivo em relação ao exterior, extremamente negativo.
A abertura dos canais de sódio aumenta a concentração deste íon que impulsiona o fechamentos destes canais e a abertura dos canais de potássio, que são expulsos da célula, caracterizando a repolarização. O interior da célula fica mais negativo e o meio extracelular mais positivo.
O potencial de membrana de uma célula é dado pela carga do meio interno desta. As células possuem seu interior carregado negativamente, enquanto seu exterior está carregado positivamente.
Espero ter ajudado!