Respostas
Início da ditadura militar no Brasil
Movimento militar e político apoiado pelas classes altas, industriais e empresários, bem como por alguns membros da classe média e igreja que retirou do poder o então presidente João Goulart.
O presidente João Goulart era de uma tradição trabalhista, nacionalista, getulista e populista, o que incomodava os setores mais conservadores e pró-Estados Unidos. O mundo passava pela Guerra Fria (disputa entre os blocos comunista X capitalista), e muita gente temia que João Goulart se alinhasse com o comunismo soviético ou chinês (inclusive ele acabara de voltar da China poucos dias antes de sua posse). Muitos de seus aliados eram de fato progressistas de esquerda e isso ameaçava o projeto de desenvolvimento almejado pelos setores conservadores. A luta de classes estava se acirrando. Ao anunciar suas reformas de cunho social (envolvendo reforma agrária, salário-mínimo, etc), seus opositores aproveitaram o ensejo e incitaram o golpe, sob o pretexto de estar combatendo o "inimigo vermelho" que visava, segundo os golpistas, abolir a propriedade privada, estimular a degeneração moral, a anarquia, etc.
Na verdade, poderia dizer que foi a imposição de um modelo de desenvolvimento econômico de direita (conservador) que visava industrializar o país à revelia dos interesses das classes mais baixas (com arrocho salarial, proibição de greves e manifestações, etc.), neutralizando as forças opositoras trabalhistas e de esquerda que atrapalhavam seus planos.