O contexto de redemocratização no Brasil pós 1988 trouxe consigo uma série de transformações em todos os setores da sociedade e, em especial, para a área da educação. Dentro da escola, tivemos uma série de transformações, inclusive na função do “agir” do pedagogo, principalmente com a efetivação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96. Diante de tudo isso, vimos ser construído dentro de escola o que se denominou de “pedagogo unitário”.
Respostas
Eu marquei a A) Influenciado pelo modelo de gestão de empresas, característico de tendências liberais, o pedagogo unitário agora é um profissional multifunção, devendo atuar nas mais diversas áreas e não mais com apenas uma obrigação.
Olá!
O termo "pedagogo unitário" compreende a multifuncionalidade deste profissional, devendo atender às necessidades eduacionais da escola, apesar de sua formação acadêmica específica.
Dessa forma, por conta da redemocratização da escola, alinhada a uma gestão cada vez mais democrática, com uma participação social mais evidente de todas as partes, este profissional encontra-se multifacetado, de forma a articular seus conhecimentos de acordo com as urgênicas setorizadas das escolas.
Resposta, A) Influenciado pelo modelo de gestão de empresas, característico de tendências liberais, o pedagogo unitário agora é um profissional multifunção, devendo atuar nas mais diversas áreas e não mais com apenas uma obrigação.
Influenciado pelo modelo de gestão de empresas, característico de tendências socialistas, o pedagogo unitário agora é um profissional multifunção, devendo atuar nas mais diversas áreas e não mais com apenas uma obrigação.