Questão 2 de 10 Peso da Questão: 1 (Mackenzie) Sobre o iluminismo, é correto afirmar que: a) defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria os resquícios feudais ainda existentes. b) propunha a criação de monopólios estatais e a manutenção da balança de comércio favorável, para assegurar o direito de propriedade. c) criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos. d) acreditava na prática do entesouramento como meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e garantir as liberdades individuais. e) consistia na defesa da igualdade de direitos e liberdades individuais, proporcionada pela influência da Igreja Católica sobre a sociedade, através da educaçã
Respostas
Olá!
O Iluminismo foi uma corrente que pregava a racionalidade sobre todos os aspectos, tanto sociais, econômicos, quanto culturais.
Desta forma, criticava acima de tudo o absolutismo e o mercantilismo, tendo a liberdade de expressão e liberdade de mercado, como principais fatores, reiterando a possibilidade das propriedades privadas.
Surge, como uma "luz" para a sociedade, que enfrentava diversas mazelas sociais e econômicas.
Resposta, c) criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à
propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de
direitos e deveres entre os indivíduos
O século XVIII é a época de mudanças e se configura como o Século das Luzes por conta da valorização da razão e da ciência (C).
O Iluminismo deu-se em um cenário de declínio das concepções medievais e da Igreja Católica e se sustentou através da nação de progresso e esclarecimento.
Com o lema da Revolução Francesa: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", o Iluminismo foi o período de valorizar a liberdade individual do povo, a isonomia entre os indivíduos e a solidariedade entre as pessoas em seu coletivo.
Há, assim, a transposição entre o teocentrismo, ou seja, Deus no centro do mundo para o antropocentrismo, o homem no centro de tudo.
Essa mudança possibilitou que a ciência fosse ascendida, pois o conhecimento científico parte do homem e do que ele pode conhecer e manifestar no mundo. Por isso, a religião cede lugar à razão humana.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/2510488