• Matéria: Pedagogia
  • Autor: maria25carvalho
  • Perguntado 7 anos atrás

O contexto de redemocratização no Brasil pós 1988 trouxe consigo uma série de transformações em todos os setores da sociedade e, em especial, para a área da educação. Dentro da escola, tivemos uma série de transformações, inclusive na função do “agir” do pedagogo, principalmente com a efetivação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96. Diante de tudo isso, vimos ser construído dentro de escola o que se denominou de “pedagogo unitário”.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Olá!


Bem, a partir da fundamentação da LDB 9.394/96 o pedagogo unitário passou a atuar como um articulador da função social, e, com isso, suas atividades estavam relacionadas a ação coletiva, principalmente no espaço da escola pública que carece de atuação do pedagogo de forma mais fragmentada, atuando em vários campos por exemplo.


Deste modo, uma reflexão interessante a ser feita sobre seu papel e o exposto no enunciado é a necessidade que o pedagogo unitário o trabalhe na visão organizacional do trabalho pedagógico auxiliando na emancipação do aluno como indivíduo social e consequentemente da instituição escolar.




Até mais!

Perguntas similares