( UEL-PR- 2015) leia a citação e analise a figura a seguir construir é uma atividade física fundamental para o soberano egípcio
Respostas
Você esqueceu o restante da pergunta e a imagem, ei-los:
A citação da historiadora Sophie Desplancques faz alusão ao Egito Antigo, especificamente ao período conhecido como Antigo Império, considerado uma fase de estabilidade política por parte significativa da historiografia, bem como uma “idade de ouro” de sua civilização, por parte dos próprios egípcios. Com base na citação, na figura e nos conhecimentos sobre o Antigo Império, explique um elemento que transmita a noção de poder ligada aos Faraós no Egito Antigo.
Eis a resposta:
As grandes pirâmides eram os principais elementos que transmitam o poder dos faraós no Antigo Egito, pois estes grandes monumentos demonstravam o tamanho das fortunas que controlavam, quantos escravos possuíam e o quão "adorados" eram pelo seu povo, de modo que cada novo Faraó desejava construir uma pirâmide ainda maior que a de seu antecessor, de modo a ofuscar-lhe as obras e se tornar, "aos olhos da história", um soberano de poder inigualável.
Além disto os antigos egípcios também acreditavam na vida após a morte, de modo que as pirâmides, que serviam como tumbas dos faraós, serviam também para que o faraó exercesse influência no mundo dos mortos, de modo que fosse poderoso não só durante a curta duração de uma vida normal, mas também durante toda a eternidade.
O faraó concentrava inúmeros poderes em suas mãos no comando do governo. Era considerado de origem divina, o senhor das terras, dos bens e visto como o responsável por coordenar os trabalhos de construção das edificações mostradas na imagem. A motivação religiosa estava presente no projeto dos faraós de edificarem pirâmides, uma vez que elas continham câmeras mortuárias, preservando o seu legado por toda a eternidade.