Respostas
Olá, boa noite!
A experiência de Hawthorne que foi conduzida por Elton Mayo proporcionou o nascimento da Escola (ou Teoria) das Relações Humanas, a partir do momento em que os adminsitradores finalmente compreenderam de que o ser humano não é o apêndice da máquina, conforme apregoado por Taylor.
A experiência de Hawthorne teve início em 1927 e terminou em 1932.
Mayo realizou uma experiência com um grupo de funcionários da Western Eletric Company (empresa de equipamentos e componentes eletrônicos), em que procurou relacionar a luminosidade do ambiente com a eficiência dos empregados, demonstrado pelos índices de produção.
Entretanto, os pesquisadores logo perceberam que as variáveis que inferfiriam na qualidade do trabalho dos funcionários ia mais além do que uma simples cartacterística do ambiente físico, e logo o estudo envolveu diversos aspectos relacionados à exaustão, relações interpessoais entre os colegas, acidentes de trabalho, etc. Assim, compreenderam que a produtividade deles era muito mais influenciada por fatores psicológicos.
A experiência teve fim no ano de 1932 devido à crise de 1929, porém, a Western Eletric Company já desenvolvia ações voltadas para proporcionar um maior bem estar aos seus funcionários. Com essa vivência de Hawthorne, os padrões até então adotados devido às Escolas Clássica e Mecanicista da Administração, em que o homem é movido apenas pelo dinheiro havia caído por terra, pois Elton Mayo demonstrou que o ser humano é mais motivável pelas questões psicológicas e pela possibilidade de satisfazer-se e de realizar-se com aquilo que faz.
Logo, conclui-se que, graças a essa pesquisa, as organizações atuais buscam (ou pelo menos tentam) enxergar o colaborador como uma figura integral, com todas as suas variáveis físicas e emocionais. A Teoria das Relações Humanas propiciou uma maior humanização do ambiente e dos processos relativos ao trabalho, e inspirou as futuras conquistas trabalhistas.
Espero ter ajudado!
Até breve!